Aluno da escola Feliciano Pires recebe medalha de ouro na Olimpíada de Química

Heberton Gomes Silva foi premiado na quarta-feira, 7, em evento realizado na Unisul, em Tubarão

Olímpiada
Heberton Gomes Silva recebeu a medalha de ouro na quarta-feira, 7, em evento na Unisul, em Tubarão. Na foto, ele está com representante da Unisul -
Crédito: Ana Maria Quinoto Imhof

Heberton Gomes Silva, de 16 anos, aluno do 3º ano da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, recebeu na noite de quarta-feira, 7, medalha de ouro na Olímpiada Catarinense de Química (OCQ). Após a realização de duas provas, ele obteve nota 9 e foi o único estudante de Brusque a receber a premiação. O evento foi realizado no Salão Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão.

Silva, que é natural de Arapiraca, no Alagoas, e mora no bairro São Luiz, em Brusque, afirma que esperava receber a medalha, já que se dedicou para obter este resultado. Ele conta que busca por meio destas provas referências para chegar à universidade e conquistar bolsa de iniciação científica. O jovem almeja cursar Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Eu realizei uma prova na escola em setembro, que foi a primeira etapa, e depois em outubro, em Blumenau, na segunda fase”, diz Silva, que completa: “A química é a natureza, e é uma das minhas paixões. Receber a medalha me estimula e é o resultado de que o esforço foi reconhecido e me faz querer ir mais longe”, destaca o aluno.

A diretora da escola Feliciano Pires, Mari Regina Gilz, diz que Silva é um estudante muito organizado e dedicado. Ela afirma que para a escola, o resultado demonstra a capacidade e competência do jovem, que no cotidiano já apresenta sua potencialidade. “Para nós é uma satisfação, pois observamos seu empenho e sua inteligência. Terminar o ano com essa notícia não poderia ser melhor. A sua conquista é um incentivo para outros estudantes e um grande orgulho para toda a escola”.

A viagem de Silva e da professora Ana Maria Quinoto Imhof ao município de Tubarão foi patrocinada pela Unimed.

Olimpíada

OCQ é dedicada a estudantes matriculados na rede de ensino médio de todo o estado de Santa Catarina e é realizada em duas etapas. A primeira acontece na própria escola inscrita e a segunda nas cidades pólos definidas pela Comissão Estadual da olimpíada. Os alunos são classificados em modalidades A, B e C, conforme os dados informados na inscrição. Os estudantes melhor classificados recebem medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze, com certificado de honra ao mérito, e menção honrosa para os que atingirem a média estipulada no regulamento específico.

Atualmente, a OCQ recebe o apoio da Unisul, por meio dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química, Química Industrial e Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Gepex), do Conselho Regional de Química – CRQ 13ª Região, por meio de seu projeto de apoio ao ensino da Química do Programa de Educação Continuada.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *