Alunos do Sesc recolhem 55 quilos de resíduos das margens do rio Itajaí-Mirim, na Semana do Lixo Zero

Foram recolhidos itens como plásticos, cobertores, papéis e bitucas de cigarro

lixo zero (1)
A Ecocaminhada faz parte do cronograma de atividades da Semana Lixo Zero -
Crédito: Divulgação

Ao longo de toda segunda-feira, 24, cerca de 60 alunos do Sesc percorreram o trecho entre a passarela próxima ao terminal urbano até a ponte dos Bombeiros para recolher o lixo depositado às margens do rio Itajaí-Mirim. Ao todo, os estudantes recolheram 55 quilos de resíduos.

A tarefa, chamada de Ecocaminhada, engloba a Semana Lixo Zero, realizada em todo o Brasil e pela primeira vez em Brusque. No município, a campanha é promovida pelo Sesc e tem apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

“A Ecocaminhada tem o objetivo de mobilizar os alunos e gerar reflexão para as crianças, que enquanto comunidade do Sesc, levam essa informação para as famílias gerando a conscientização”, afirma Greice Kely Rech Werner, técnica de educação complementar do Sesc.

 O objetivo da atividade é mobilizar os alunos e gerar reflexão / Foto: Divulgação

O objetivo da atividade é mobilizar os alunos e gerar reflexão / Foto: Divulgação

Durante a atividade foram recolhidos materiais como plásticos, papéis de bala, bitucas de cigarro e garrafas pet. Além disso, segundo Greice, itens diferentes como cobertores, materiais de artesões e placas de propaganda também foram encontrados.

“Agora esses resíduos que coletamos nós colocamos em exposição no hall de entrada do Sesc para mostrar o volume às pessoas que frequentam o local. É uma forma de conscientizar todo mundo”, explica a técnica de educação.

Além dos alunos do Sesc, também participaram da atividade funcionários da empresa Zen S.A.

A campanha

A Semana Lixo Zero é realizada de 21 a 30 de outubro no município. Ao longo da semana, ainda serão realizadas atividades como uma oficina de materiais reciclados, uma palestra da Fundema sobre o impacto da poluição no meio ambiente e uma oficina para os idosos aprenderem a fazer sabão ecológico.

“A ideia de trazermos o Lixo Zero pra Brusque foi a partir de um workshop que o Rodrigo Sabatini, fundador do Instituto Lixo Zero Brasil, deu aqui na cidade em junho. Ele levantou o tema e a ideia foi abraçada”, argumenta Greice.

Ainda de acordo com a técnica de educação, o propósito central da semana é mostrar à comunidade a importância da prática de hábitos sustentáveis e também do descarte correto dos resíduos.

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *