Alunos do Terceirão da escola João Boos, de Guabiruba, escrevem autobiografia

Jovens puderam expor em 147 páginas um pouco da vida escolar e dos planos para o futuro

livro guabiruba 2
Em quase 150 páginas, há o relato de experiências da vida dos 30 alunos da escola João Boos -
Crédito: Carlos G Martins Photo Studio/Divulgação

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba, realizaram durante este ano um projeto diferente e que deixou um gostinho especial. A autobiografia Além do Terceirão, de 147 páginas com fotos, reúne diversas vivências dos 30 estudantes, onde são descritas como foi a vida escolar e o que pensam para o futuro.

O projeto foi desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Kátia Medeiros Corrêa Gastaldi, 37 anos. Ela conta que além de aprenderem ortografia, a gramática, a dissertação argumentativa, termos de coesão, e conhecerem a autobiografia de autores consagrados como Fernando Pessoa e Vinicius de Moraes, os alunos puderam compartilhar com os colegas momentos de suas vidas.

Livro foi desenvolvido durante todo o ano na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura / Foto: Carlos G Martins Photo Studio/Divulgação

Livro foi desenvolvido durante todo o ano na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura / Foto: Carlos G Martins Photo Studio/Divulgação

“Eram aulas de muita conversa, de choro, em que cada um levou suas vivências, problemas familiares e projetos para o futuro. Para eles é algo muito importante, pois todos terão eternizadas as palavras descritas no livro num ano de despedida e de muita pressão”, diz Kátia.

A professora afirma que durante a produção do livro formou-se uma ponte entre o que cada estudante passou e o que cada um se tornou. “A cada texto recebido percebia o quanto a escola era importante para esses jovens, cada palavra que às vezes pareciam desabafo, ou até mesmo uma palavra de agradecimento”, conta Kátia, que completa: “Ser professor não é apenas uma profissão, para mim é uma missão. Sou apaixonada pelo que faço, e todos os dias tento fazer esses jovens se apaixonarem pela matéria da qual leciono”.

A autobiografia Além do Terceirão, que também teve colaboração dos familiares dos alunos, será apresentado aos pais no dia de colação de grau da turma, que será no dia 20, na Igreja Calvário de Brusque.

Homenagem ao colega falecido

A aluna Juliane Carolina Tholl, 17, do bairro Imigrantes, afirma que realizar o projeto e participar de um livro que tem um pouco da sua história foi uma experiência interessante. “Eu adorei. Além de aprender o conteúdo, pude me expressar da minha própria forma. A professora nos deu total liberdade para escrever, contar nossas vidas”.

Nas linhas da sua autobiografia, Juliane fez questão de destacar a amizade que tinha com o jovem Dalvan Wilian Cavichioli, 17, que faleceu no fim de outubro após cair de uma altura de sete metros, durante o trabalho voluntário de poda de árvores no pátio da própria escola João Boos. “Eu estudava com ele desde os cinco anos. Não podia deixar de falar sobre isso, pois foi muito marcante para toda a turma. Encontrei uma forma de homenagear ele e tudo o que sempre fez por nós”.

Juliane ainda afirma que os seus planos para o futuro ainda não estão claros, porém, sabe do que tem certeza. “Quero aproveitar cada momento da minha vida. E quando eu tiver certeza da profissão que quero seguir, irei firmemente nesta direção”.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *