Baixa umidade do ar e seus efeitos

Brusque novamente com índices baixos nesta quinta-feira

23-08-2016 (3)

A baixa umidade do ar  é bem comum no período entre o final do inverno e o início da primavera, mas pode ser registrada também em outras épocas do ano, principalmente nos estados onde chove menos. Ela significa a redução da quantidade de líquido vaporizado presente na atmosfera em relação ao pico que ela poderia atingir. Para a Organização Mundial da Saúde, os índices ideais de umidade  ficam entre 50% e 80%, podendo-se classificar como baixa quando observada abaixo de 30%. Segundo os médicos, quando isso ocorre, aumenta a procura por atendimento hospitalar de pessoas relatando indisposição, secura dos olhos, do nariz, da garganta e da pele. As mucosas são as partes do corpo que mais sofrem os efeitos da baixa umidade do ar, apresentando um quadro ainda pior nas pessoas que têm algum tipo de alergia ou doença crônica, como a rinite, a bronquite e a asma, relatam os especialistas. Nosso município, Brusque, teve no dia de ontem,14, um dos menores índices de umidade relativa do ar já registrado, picos mínimos chegando aos 13% no Bairro Santa Luzia. Já nesta quinta-feira, novamente valores baixos, 27% no Bairro Centro seguido do Santa Luzia, com 29%.

Temperaturas em gradativa elevação

O tempo seco prevaleceu no dia de hoje por toda a região do Vale do Itajaí, sendo que o frio esteve presente ao longo da madrugada e primeiras horas da manhã, marcas mínimas ficaram abaixo dos 10ºC em nosso município. Já na parte da tarde, tivemos aquecimento, máximas chegando aos 28ºC. Segundo o Meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, os próximos dias serão de tempo estável com a presença do sol em SC, que inclui o próximo final de semana.

07-09-2016..

Trago a seguir, as temperaturas extremas registradas no dia de hoje, quinta-feira,15, em Brusque-SC, com dados extraídos junto as minhas estações, fixadas nos referidos locais por mim descrito em anexo:

  • 9,2ºC com 28,2ºC/Bairro Rio Branco
  • 9,0ºC com 26,4ºC/Bairro Santa Luzia
  • 10,0ºC com 25,8ºC/Bairro Centro

Ressaca em boa parte do litoral de SC:

Por Bianca Souza, técnica em Meteorologia:

O tão falado ciclone já está bem afastado da costa, mas causa ressaca em boa parte do Litoral catarinense.
Essa condição, adicionada ao horário do pico da maré, deixou muitas praias sem faixa de areia e/ou registrando pontos de alagamentos nessa tarde.

CsaVpgEXYAUc8OK

Recebemos essa foto da Mary Leal de Balneário Camboriú, maré subiu bastante e chegou a fechar a avenida a beira mar

(Fonte da Informação: Bianca Souza)

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *