Bikenic Retrô: a elegância e o charme do pedal à moda antiga

Renaux Colagem

Em tempos de congestionamento urbano, a boa e velha bicicleta – que já marcou presença nas cidades catarinenses nas quais a indústria foi a mola propulsora da economia -, volta a ser muito atual. E é dentro deste contexto que o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, com o apoio da Fundação Cultural de Guabiruba e de Brusque, SESC, Fórum da Bicicleta, Casa de Brusque, Clube de Bicicletas Antigas e Clube de Carros Antigos de Brusque, promovem o 1º Bikenic Retrô, que nasce para reforçar a chamada “bicicultura”, uma conscientização em torno da importância do uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.

Mulheres evoluindo

A iniciativa parte da forte tendência atual de reviver as boas coisas do passado e que está sendo seguida por diversos países e consiste num passeio de bicicletas à moda antiga, seguido de um agradável piquenique. Visa proporcionar à comunidade uma atividade cultural e de lazer que enfatize a importância da bicicleta para a mobilidade e para a saúde, além de trazer um seu bojo um resgate histórico e cultural. Veja maiores detalhes:

Inscrições:

Pelo site da UNIFEBE (www.unifebe.edu.br), sem custo.

Em seguida, prepare sua bicicleta, seu cesto, toalhas, aquelas comidinhas e o traje, pois no dia do passeio é preciso se vestir com trajes que remetam o início da colonização da nossa região – 1860, até os anos de 1960 – época em que a bicicleta se tornou extremamente popular.

Lançamento oficial:

Data: 11 de novembro, às 19h00.  Onde: Casa de Brusque.

Lya Hoffmann

Coleção “Lya Hoffmann”: na mesma oportunidade, o curso de Design de Moda da UNIFEBE irá lançar o Catálogo Modateca, com Exposição do seu acervo, que traz artefatos da coleção composta por ricas peças de vestuário e decoração, que vão desde os anos de 1950 até 1980. O acervo foi catalogado de acordo com metodologias museais, é composto por mais de cem peças, e é utilizado para estudos acadêmicos. A coleção foi doada pelo Dr. Germano Hoffmann, e pertenceu a matriarca da família Sra. Lya Vianna Hoffmann (in memoriam).

Revista Notícias de Vicente Só: na mesma noite e local também será lançada a Edição 2016 da Revista Notícias de Vicente Só, organizada pelo Conselho editorial da SAB/Casa de Brusque.

casal de bike

Passeio Bikenic Retrô

Data: 20 de novembro, saída às 07h30.

Onde: o passeio terá como ponto de partida a Fábrica de Tecidos RenauxView – Iresa, no centro de Brusque, com o intuito de reviver o dia a dia dos trabalhadores.

A saída será ao som da sirene da indústria, que soava todos os dias na troca dos turnos de trabalho, mas que dessa vez soará como uma homenagem àqueles que garantiram a identidade local e fizeram de Brusque “a cidade dos tecidos”. Vão ser percorridos os caminhos daqueles que escreveram a nossa história, retratando o “ir e vir dos operários” das duas fábricas. O ponto de chegada será a centenária Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, na Avenida Primeiro de Maio, atualmente desativada.

 

Piquenique e atrações:

piquinique-parque

Durante toda a programação os participantes terão oportunidade de viver um verdadeiro retorno ao passado. Além do piquenique, o evento conta com apresentações de música e dança, exposição de bicicletas e carros antigos. Também haverá concurso de melhor traje masculino e feminino e como premiação os vencedores receberão algumas “peças de fazendas”.

Documentário sobre História da Moda:

Durante a programação do 1º Bikenic Retrô será gravado um documentário sobre História da Moda. Afinal, trata-se de uma bela produção coletiva, digna de registro para a história regional!

documentário

Mas atenção: o número de pessoas em todo o evento é limitado e a participação no evento do dia 20 é condicionada a inscrição prévia e utilização de figurino.

 

1920.. (1)

1140

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *