Brusque recebe 200 lideranças da Igreja Luterana de vários países para concílio

Paróquia Bom Pastor sedia o Concílio da Igreja Luterana no Brasil, com 200 participantes, de quarta-feira, 19, até domingo, 23

Concílio copiar (Copy)
Concílio que acontece na paróquia Bom Pastor inicia nesta quarta-feira, 19, e termina no domingo, 23 -
Crédito: Daiane Benso

Quase 30 anos depois, Brusque receberá pela segunda vez o 30º Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A partir de quarta-feira, 19, até o próximo domingo, 23, a paróquia Bom Pastor será palco de um encontro que reúne cerca de 200 lideranças religiosas do Brasil e do mundo que dialogam e deliberam sobre questões básicas da vida comunitária, confessionalidade, estrutura e missão.

Estarão em Brusque líderes de 18 sínodos (dioceses) do país, como “Espírito Santo a Belém”, “Mato Grosso”, “Planalto Rio-grandense”, “Rio Paraná”, “Amazônia”, entre outros. Além disso, virão autoridades religiosas da Alemanha, Bolívia, Suíça, Chile, Inglaterra e Estados Unidos.

O concílio é realizado a cada dois anos, sempre em uma comunidade diferente da IECLB. Neste ano o tema é “Por uma Igreja Missional.

Agora são outros 500”. O pastor Edélcio Tetzner, da paróquia Bom Pastor, afirma que o tema reporta a preocupação missionária da igreja tendo como pano de fundo os 500 anos da IECLB em 2017.

O pastor Claudio Schefer, também da paróquia Bom Pastor, diz que entre as funções do concílio está a de eleger o presidente da IECLB, o 1º e o 2º vice-presidentes do concílio da igreja, além do pastor presidente e dos pastores 1º e 2º vice-presidentes da IECLB. “O concílio é o órgão máximo de decisão na IECLB, por isso mesmo é formado exclusivamente por representação. Nele estão presentes representantes leigos (maioria) e do Ministério Ordenado de todos os 18 sínodos, na ordem de quatro representantes por sínodo mais fração referente aos sínodos com maior número de membros e sínodos que, por rodízio, nomeiam representante do Ministério Compartilhado”, explica.

O presidente da paróquia Bom Pastor, Sergio Kuchenbecker, diz que sente-se feliz em preparar o espaço para receber o evento. Ele recorda que o último e primeiro concílio realizado em Brusque, em 1988, o seu pai era um dos delegados. Segundo ele, a paróquia Bom Pastor recebe o concílio na companhia da União Paroquial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque, que é composta pelas paróquias Unidos em Cristo, Martim Lutero e Bom Pastor, de Brusque, e as de Guabiruba, São João Batista e Nova Trento.

O presidente da Comunidade Evangélica Luterana, Cristian Fuchs, afirma que a festa se amplia, pois ver “a união das comunidades, paróquias e comunidades, neste momento tão singular, testemunha em favor da missão à igreja confiada”.

O pastor Edélcio ainda reforça que como quem recebe uma visita ilustre, a igreja se prepara. “Estamos muito felizes com a oportunidade de sediar este centro de decisões da nossa igreja, estamos engajados e felizes com este momento”.

Concílio

O Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil acontece de 19 a 23 de outubro na paróquia Bom Pastor, na avenida Monte Castelo, 25, no Centro de Brusque, das 8h às 22h. A abertura do evento ocorre nesta quarta-feira, 19, às 20h, com culto na igreja para a comunidade.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *