Brusque registra mais de 18 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

Apesar da chuva forte da noite de domingo, 16, não houve ocorrências para a Defesa Civil

chuva chayenne cardoso (1) (Copy)
-
Crédito: Arquivo Município/ Chayenne Cardoso

De acordo com a Defesa Civil de Brusque, o Zantão foi o bairro onde choveu mais entre domingo, 16, e segunda-feira. Nas últimas horas do final de semana, houve chuva forte e ventos na cidade, porém o órgão não foi chamado para nenhuma ocorrência.

Além do Zantão – onde choveu 18,2 mm -, também choveu no Cedro Alto (13,6 mm) e no Volta Grande (17,8 mm). A chuva forte assustou os moradores pois poucas horas antes um tsunami meteorológico causou muitos estragos no Sul catarinense.

Confirmado fenômeno climático

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou ainda no domingo, 16, que o fenômeno que provocou a onda na praia em Balneário Rincão, no Sul de SC, foi um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. Conforme o gerente de monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, esses fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas.

Rudorff explica que apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagens de linhas de instabilidade como esta, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores.

“Como por exemplo, a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonância e uma amplificação da onda”, explica.

Em Santa Catarina já houve registros na praia do Pântano do Sul, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009. O fenômeno também causou estragos em Tubarão, Araranguá e outros municípios.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *