Brusquenses visitam Faculdade e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe

Membros da comitiva conheceram iniciativas bem-sucedidas de mobilidade urbana, na Alemanha

Comitiva na Alemanha 1 (Copy)
omitiva de Brusque visitou o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e entendeu sobre o funcionamento do Sistema Fotovoltaico -
Crédito: Daiane Benso

Nesta quinta-feira, 24, a comitiva brusquense que está na Alemanha teve mais um dia de muitas atividades. Durante a manhã o grupo esteve reunido com o responsável pela Gestão de Sistema de Trânsito da Faculdade de Karlsruhe, Cristoph Hupfer, e trocou experiências sobre Mobilidade Urbana Sustentável.

Durante o encontro foram apresentadas ações já desenvolvidas pelos alemães que tornam o trânsito mais seguro e eficiente, como um laboratório real focado nos pedestres, o uso de aplicativos e a otimização das vias ferroviárias. Os representantes de Brusque também puderam falar da atual situação da cidade e de como a topografia influencia na mobilidade. O destaque da reunião foi o interesse da faculdade em realizar, em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e o poder público municipal, um diagnóstico do trânsito do município. A previsão é que a primeira troca de conhecimentos inicie no próximo ano.

Prefeito Bóca se reuniu com Cristoph Hupfer (à dir.), da Faculdade de Karlsruhe / Foto: Daiane Benso

Prefeito Bóca se reuniu com Cristoph Hupfer (à dir.), da Faculdade de Karlsruhe / Foto: Daiane Benso

Instituto de Tecnologia

A comitiva também visitou o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK), em Eggenstein-Leopoldshafen. A universidade é uma das principais em tecnologia e engenharia da Europa. Na ocasião, o doutorando Thorsten Grün apresentou o funcionamento dos Sistemas Fotovoltaicos – sistema capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação solar. Desde 2014 são realizados na instituição diversos tipos de testes de energias renováveis.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, destaca que desde 2014 uma linha de pesquisa vem sendo desenvolvida com os alemães. Há um estudo que analisa um feixe específico do Raio X, que pode trazer grandes soluções na análise de imagens, tanto na área da saúde, como na empresarial, já que é possível que sejam analisados vários tipos de materiais.


Repercussão

O trabalho desenvolvido pelos brusquenses no projeto 50 Parcerias Municipais Para o Clima foi destaque no jornal Bruchsaler Rundschau – um dos grandes veículos de comunicação do Distrito de Karlsruhe.


Assembleia Distrital

Ainda nesta quinta-feira, a comitiva esteve na Assembleia Distrital de Karlsdorf-Neuthard, onde todos as autoridades políticas do Distrito de Karlsruhe se reúnem. O prefeito de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca, convidado a se pronunciar no evento, falou sobre alguns dos projetos já desenvolvidos por meio do intercâmbio com a Alemanha e colocou-se à disposição para a realização de novas parcerias com outras cidades do distrito.

Foto: Daiane Benso

Foto: Daiane Benso

Ainda em Karlsdorf-Neuthard, os brusquenses puderam observar que a árvore plantada simultaneamente, por meio de videoconferência com o Distrito de Karlsruhe, em setembro, na apresentação do projeto 50 Parcerias para o Clima, está crescendo e ficando bonita.


Presença de Ouro

Foto: Daiane Benso

Foto: Daiane Benso

O prefeito Bóca foi homenageado pelos alemães na noite de quarta-feira, 23, durante jantar solene no Conselho Distrital, em Karlsruhe. O presidente Christoph Schnaudigel solicitou que o prefeito assinasse o Livro de Presença de Ouro, destinado apenas a visitantes que o distrito sente-se honrado em receber. Além disso, Bóca foi presenteado com uma obra histórica sobre o Distrito de Karlsruhe. “Obrigado pela receptividade que tiveram com a nossa comitiva. Para nós, brusquenses, essa parceria educacional, cultural, industrial e comercial é muito importante. Não mediremos esforços para manter esse intercâmbio que só vem somar para o desenvolvimento de Brusque”, diz o prefeito.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *