Busca por emprego é comum entre pessoas acima dos 50 anos

Para agências de emprego de Brusque, experiência auxilia profissionais a conquistar as vagas

1
Estabilidade e comprometimento são algumas das características que auxiliam pessoas mais velhas, segundo agências de emprego -
Crédito: Divulgação

Embora a maioria das pessoas que se dirige diariamente às agências de emprego de Brusque tenha entre 18 e 30 anos, moradores da cidade que tem acima dos 50 anos também procuram, com frequência, oportunidades de trabalho.

De acordo com as agências, a experiência de trabalhadores que estão próximos a essa faixa-etária auxilia na conquista da vaga, ainda que, por questão cultural, algumas empresas ainda prefiram profissionais mais jovens.

Na Degrau do Sucesso, por exemplo, são atendidas uma média de 15 pessoas por dia que têm entre 46 e 54 anos. A recrutadora Franciele Farias Moura afirma que esse público não têm dificuldade para se empregar.

“Pelo menos aqui, empresas que são nossas parceiras aceitam sem empecilhos pessoas mais velhas. Quem têm procurado não está tendo dificuldade alguma para encontrar. As nossas parceiras estão preocupadas com a questão da experiência. Elas veem como positivo pessoas mais velhas porque essas pessoas vêm com bagagem e maturidade profissionais maior”, explica.

A experiência citada pela recrutadora é justamente o fator que deverá auxiliar Maria Motta Marchi, de 51 anos, a conquistar uma vaga. Há cerca de oito anos, ela abandonou o emprego para realizar um curso de cortinas sob medida e trabalhar como autônoma, porém, com a crise batendo à porta, deseja um emprego com salário fixo.

“Com a crise, o trabalho foi um pouco prejudicado, porque nem sempre tenho pedidos para fazer as cortinas. Então resolvi procurar emprego. Não fui em agências ainda mas entrei em contato com uma empresa e acho que vou conseguir uma vaga como costureira. Nesse ramo é importante ter experiência e eu tenho. E trabalhando nessa área se ganha melhor”, diz.

Para o diretor da Céu RH, Graziano Andrade, além da experiência, fatores como a estabilidade, o senso de responsabilidade e o comprometimento também auxiliam pessoas acima dos 50 anos a conquistar emprego. Na Céu, segundo ele, é comum essa faixa-etária procurar oportunidades.

“É comum pessoas mais velhas procurarem. Há muitos que estão bem ativos e que estão no mercado. Eles têm muito a somar e tem bastante gente com conhecimento. Vemos que muitos vêm de outros estados em busca de vagas”, afirma Andrade.

Embora o diretor veja vantagens na contratação de pessoas mais velhas, ele afirma que, por questão cultural, as empresas não costumam contratar profissionais com idades mais avançadas.

“Ainda existe o preconceito que faz com que essas pessoas não consigam rápido as vagas. As empresas às vezes acham que esses profissionais vão ter problemas de saúde e vão faltar, também tem a questão do desgaste físico ou até mesmo lentidão mental, principalmente em idosos. Mas, na minha visão, essas pessoas só tem a somar” avalia.

Dicas

Requalificar-se constantemente em relação à área em que atua e manter as redes sociais atualizadas com informações em relação a antigos empregos são algumas das dicas do agente administrativo do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque, Claudinei Benvenutti, para pessoas acima dos 50 anos que estão procurando emprego.

“Observamos que hoje em dia com a expectativa de vida dos brasileiros mais altas, uma pessoa que chegou aos 50 anos é jovem para o mercado de trabalho. Então ela tem que andar junto com as necessidades do mercado. Precisa sempre se manter atualizada. E hoje em dia é primordial também manter as redes sociais atualizadas, com currículo organizado”, diz.

Ainda de acordo com Benvenutti, no Sine já não há mais distinção entre as faixas-etárias que mais procuram vagas de emprego. Há pessoas de todas as idades.

2 Comentários

  1. Avatar
    Louis F. setembro 24, 2016

    Acho digno que consigam vagas no mercado de trabalho.

    A maioria dos meus amigos tem mais de 60 anos, fazem academia, escutam Pink Floyd, curtem a vida, e são bem mais jovens no físico e intelecto, que muitos idiotas úteis de minha idade.

    Fica Dica, aos senhores do mundo GLOBALIZADO!

    Louis Frener

  2. Avatar
    Louis F. setembro 25, 2016

    Tudo a ver comigo esse avatar Brasil gov.
    #Muito Bom!
    Obrigado, Redação.

    Louis Frener

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *