Cartão Nacional do SUS deve ser apresentado em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde

O uso do cartão facilita a marcação de consultas, realização de exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos

cartao-sus-beneficios-1024x683
-
Crédito: Reprodução

Com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço, o Sistema Único de Saúde (SUS) implantou à rede nacional, o Cartão Nacional do SUS. O cartão é fornecido gratuitamente. Seu uso facilita a marcação de consultas, realização de exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos e a todos os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Brusque.

O documento tem a função de organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, como por exemplo, quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados, qual profissional e quais procedimentos foram realizados. Além de ajudar a rede de atendimento na comunicação entre os diversos serviços de saúde.

O Cartão da Família é feito pelo Agente Comunitário de Saúde, na qual cada família recebe um número, e é necessário para que o usuário utilize a UBS do seu território. Já o Cartão Nacional do SUS é individual, sendo exigido em todos os serviços prestados via SUS no Brasil, inclusive ao usufruir dos serviços da UBS.

“É necessária a apresentação do Cartão Nacional do SUS, para assim agilizar a assistência prestada nos serviços da Rede Municipal de Saúde. Também é importante lembrar a todos os usuários que, inclusive os recém-nascidos e crianças também precisam obter o cartão para receber atendimento”, explica a coordenadora dos Agente Comunitários de Saúde, Fernanda Backes.

É possível imprimi-lo em todos os municípios do Brasil. Em Brusque o cadastro é feito nas Unidades Básica de Saúde (UBS), mediante a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

Caso o usuário mude o bairro em que reside, é necessário solicitar a UBS mais próxima de sua nova localização, a alteração de dados do Cartão Nacional do SUS, apenas sendo necessário refazer o Cartão da Família. Assim o usuário participa de um novo território podendo ocorrer a mudança na numeração já existente.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *