Celesc de Brusque receberá reforço de efetivo durante o verão

Transtornos causados por trovoadas e tempestadas são comuns entre o fim e o começo dos anos

reforço verão
De dezembro a março, Celesc de Brusque contará com o reforço de oito profissionais -
Crédito: Luiz Carlos Xavier/Prefeitura de Ilhota

Brusque receberá pelo segundo ano consecutivo o reforço de uma equipe da Celesc para atendimento de emergência e manutenção de rede na temporada de verão. De dezembro a março, oito profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, estarão à disposição da comunidade para auxiliar num período em que é comum tempestades e trovoadas, responsáveis por gerar uma demanda maior de serviço.

O município terá uma estrutura de atendimento semelhante às cidades do litoral, com uma equipe diferenciada, formada por profissionais terceirizados e da própria estatal. O reforço vem da agência regional de Blumenau.

O gerente da Celesc em Brusque, Pedro Paulo Tridapalli, diz que no verão ocorre um período de fenômenos naturais que geram problemas na rede de energia. Segundo Tridapalli, para evitar demora e falha na prestação de serviço, a Celesc realiza um esquema de estruturação, que melhora a qualidade da operação.

A equipe de reforço de Brusque poderá também atuar em Blumenau e Gaspar, assim como os profissionais destes municípios eventualmente poderão colaborar com Brusque. “É uma preocupação da Celesc oferecer um atendimento diferenciado numa época em que a probabilidade de tempestades é grande”, diz Tridapalli.

Capacidade suficiente

Ele lembra que a Celesc local disponibiliza atualmente energia suficiente para atender a demanda. A capacidade de carga é de 170 mil kilowatts (kW) e a demanda é de 120 mil kW, sendo que há uma sobra de pelo menos 50 mil kW. “Temos energia suficiente. Implantamos transformadores auxiliares nas subestações do Rio Branco e Bateas, que nos garante essa sobra”.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, afirma também que o verão é uma época bastante complexa para gerenciamento do sistema elétrico, devido ao crescimento da demanda, à forte sazonalidade no Litoral e à maior incidência de eventos climáticos adversos, com tempestades, vendavais e raios. “O sistema elétrico brasileiro é aéreo, ou seja, está sujeito às ações externas”, explica.


Emergência

Em caso de emergência ou da solicitação de algum outro serviço, o consumidor da Celesc deve ligar para o 0800 480196.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *