Centro de Educação Infantil é entregue no Santa Luzia após cinco anos de obra

Espaço atenderá crianças de 200 a 230 crianças, entre seis meses e cinco anos

santa luzia 1 (Copy)
Moradores do Santa Luzia prestigiaram na tarde de segunda-feira, 25, a inauguração do Centro Municipal de Educação Clara Maria Furtado -
Crédito: Daiane Benso

Após cinco anos de uma obra de muitos percalços, paralisações e que teve três empreiteiras envolvidas, foi inaugurada na tarde de segunda-feira, 25, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clara Maria Furtado, no bairro Santa Luzia. A partir de hoje, as crianças que frequentavam o Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Norma, no mesmo bairro, passam a integrar a nova unidade educacional.

O CMEI tem condições para atender de 200 a 230 crianças, entre seis meses e cinco anos, em período parcial ou integral, dependendo a necessidade da família. A obra iniciou em dezembro de 2011, por meio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Ao todo, foram quase R$ 2 milhões, sendo R$ 1,137 milhão provenientes do governo federal e o restante de contrapartida do município de Brusque.

O CMEI possui mais de 1,2 mil metros quadrados; ao todo são nove salas de aula / Foto: Daiane Benso

O CMEI possui mais de 1,2 mil metros quadrados; ao todo são nove salas de aula / Foto: Daiane Benso

Mais de 100 alunos do CEI Tia Norma serão transferidos hoje para o novo espaço. Até então essa era a única creche do bairro, que existia desde 1987. Até 2012, a estrutura do local era dividida com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Após esse ano, houve reforma no espaço, a UBS foi para outro espaço e o CEI foi ampliado devido à demanda. No entanto, agora, no local da antiga creche, retornará a UBS.

A secretária de Educação, Gleusa Fischer, diz que após os problemas com empreiteiras, o governo está muito feliz em poder entregar uma obra desta envergadura: a principal e mais importante do bairro. Ela diz que o local oferecerá segurança e conforto para os alunos. “É um espaço significativo, que atenderá bem as crianças e propiciará a aprendizagem. Este novo espaço atenderá a comunidade local e oferecerá as vagas necessárias”.

O prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, afirma que está feliz em terminar o mandato entregando esta obra, tão antiga e importante para os moradores do Santa Luzia. “Agradeço toda a equipe da Secretaria de Educação que não mediu esforços para ver a obra concluída e a comunidade que sempre se fez presente, fiscalizando e acompanhando”.

O novo centro de educação do Santa Luzia, localizado na Augusto Klapoth, possui 1.211 metros quadrados e segue um projeto padrão, com bloco administrativo, de serviços, pedagógico e multiuso, além de pátio coberto, anfiteatro e playground. Há nove salas de aula, sala de recreação, biblioteca, cozinha, refeitório e depósito. Cerca de 35 profissionais trabalharão no local.

A moradora do bairro, Francieli Cuchi, tem dois filhos, de 2 e de 4 anos, e comemorou o novo centro de educação. Ela diz que precisa trabalhar e não tem onde deixar suas crianças e agora terá um local adequado para os filhos.

A Prefeitura de Brusque não entregará neste ano o CEI do Rio Branco, que está com a obra em andamento e também é proveniente do Proinfância.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *