Criação de festa típica germânica volta à pauta de discussões em Guabiruba

Vereador diz que município tem potencial cultural e gastronômico para receber os turistas em outubro

5-Koloniefest-Aymore cópia
Festa tipicamente germânica, a Kolonie Fest ocorreu durante nove anos em Guabiruba -
Crédito: Divulgação

O vereador de Guabiruba Felipe Eilert dos Santos (PT) trouxe, novamente, à pauta de discussões a inclusão de uma festa típica germânica no calendário de festividades de outubro. Santos já havia sugerido a criação em 2014, porém, sem sucesso.

Segundo ele, Guabiruba poderia aproveitar o último fim de semana da Oktoberfest de Blumenau e o encerramento da Fenarreco para atrair os turistas que estão na região. Ele afirma que o município tem potencial cultural e gastronômico suficiente.

“Guabiruba sendo uma cidade típica alemã deveria também ter uma festa de outubro. Com a Oktober, poderíamos aproveitar o fluxo de turistas. O município tem potencial e é coirmão de cidades alemãs. Aqui temos o marreco mais conhecido e pessoas do Brasil todo vêm conhecer. Além disso, temos as danças alemãs, as bandas, os grupos folclóricos e as cervejarias artesanais”.

Para o vereador, a festa no município seria “mais caseira” em comparação à Oktober e à Fenarreco e duraria apenas um fim de semana. Seria a oportunidade, afirma, de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico.

“A prefeitura teria de encabeçar essa ideia juntamente com os produtores de cervejas e com os restaurantes da região”, diz. “Já que a Fenarreco foi um sucesso, porque em Guabiruba não pode ser também”, completa.

Assim como Santos, o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, também afirma que a promoção da festa teria de envolver a iniciativa privada e as associações.

“A festa não poderia ser feita somente com o ônus para o município. E eu acho que dentro dos cenários de festas e dentro de um público que visita a região poderia ser interessante ter uma em Guabiruba. As pessoas não frequentam três dias direto a Oktober ou a Fenarreco e poderiam vir até aqui”, afirma.

Kolonie Fest

Segundo a presidente da Associação Visite Guabiruba (Avigua), Rosemari Glatz, o município contava com uma festa germânica nos anos 90. Chamada de Kolonie Fest e realizada em outubro, a festa durou nove anos. Atualmente, há no município a Kolonie Bier Festival, no entanto, ocorre geralmente em maio e é voltada apenas à cerveja artesanal.

“Eu, particularmente, acho que se houver uma festa germânica em Guabiruba teria que ser no verão. Pomerode e Blumenau já têm no verão, falta um evento assim por aqui. Porque aí pega um público diferente, pega o público que está vindo para litoral. Hoje temos uma concentração muito grande de eventos em outubro e novembro”, avalia a presidente.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *