Deixe o ACS entrar!

ACS´s, o que são? Onde vivem? O que comem? Não perca hoje...

ilustração carinaBrincadeiras à parte, você sabe o que é um ACS? Deixa eu te explicar…O ACS é o agente comunitário de saúde. Sim, aqueles bonitinhos de jaleco verde e prancheta que batem à sua porta todos os dias. E não! Não estamos caçando a sua assinatura.

Muitos podem achar que somos intrometidos, bisbilhoteiros, porque fazemos tantas perguntas… Nosso trabalho vai muito além de uma simples assinatura no papel. Nós somos coletores de informação. Sim, precisamos saber se você é diabético, hipertenso, gestante, se teve câncer, pois só assim podemos ajudar a melhorar o serviço de saúde para nossos usuários. Pois os recursos só vem pra gente se tivermos dados no sistema. Infelizmente é isso que somos na máquina do governo, números! E nós, agentes de saúde, temos tanto a repassar pra vocês! Mas se não somos recebidos, como fazer? Como vocês vão saber que existem grupos de gestante, de artesanato, de atividade física, de fisioterapia e tantos outros na sua Unidade Básica de Saúde? Não queremos ser agentes de doença, queremos ser agentes de saúde!

Já perdi as contas de quantas portas se fecharam para mim e meus colegas. Sei que vivemos uma realidade violenta, que não podemos abrir a porta para qualquer um e é por essa razão que andamos uniformizados e identificados. E se porventura você tiver dúvidas, é só ligar para a Unidade de saúde ou prefeitura que vão te informar nossos dados e se realmente trabalhamos ali.

Então, da próxima vez que te visitarmos, por favor, nos receba! Não precisa estender um tapete vermelho, nem nos receber com honras…Apenas um sorriso e respostas sinceras já nos bastam!

POR FAVOR! DEIXE O ACS ENTRAR!!!

 

 

avatar carina podiatsky

 

Carina Raquel Podiatsky – agente comunitário de saúde da UBS São Luiz

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *