Em parceria com associação, alunos da escola Padre Lux criam web rádio

Objetivo é levar informação, entretenimento e cultura à escola e à comunidade

web rádio 1
Inicialmente, quatro alunos serão os responsáveis pela rádio, que funcionará 24 horas por dia -
Crédito: Divulgação

De março a novembro deste ano, cerca de 15 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre Lux, do bairro Azambuja, tiveram a oportunidade de aprender algumas noções básicas de jornalismo. Por meio do curso Edu Jornalismo, promovido pela Associação Brusquense dos Profissionais de Comunicação (ABPC), eles entraram em contato com diferentes tipos de mídias. Entre elas, a rádio.

A partir desse contato, os estudantes e os professores do curso tiveram a ideia de criar uma web rádio da escola. O projeto saiu do papel e, hoje às 19h, eles inauguram a Web Rádio Estudantil Padre Lux.

Inicialmente, segundo o presidente da ABPC e um dos professores do curso, Adriano Machado, quatro alunos serão os responsáveis pela rádio, que funcionará 24 horas por dia. O objetivo, afirma Machado, é levar informação, entretenimento e cultura ao colégio e à comunidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Como eles conheceram a prática e a teoria durante o curso, eles disseram que tinham vontade de montar a rádio. A gente fez o estúdio com recursos da própria escola, da associação e também dos alunos”, conta o professor.

Além de música, a rádio também contará com entrevistas e programas específicos. Os alunos e a comunidade terão acesso ao link por meio de divulgação na escola. De acordo com Machado, também foi desenvolvido um aplicativo para que os ouvintes peçam músicas e mandem recados.

Profissionais

Para Machado, o curso e a rádio são duas formas de aproximar os estudantes do jornalismo e também de estimulá-los a produzir conteúdo.
“Com esse contato os alunos podem acabar gostando do jornalismo e também de outras áreas, como publicidade e propaganda. Eles vão conhecendo e vão acabar optando na hora de fazer faculdade”, diz.

Assim como Machado, o assessor da Padre Lux, Marcelo Amorim, também valoriza a oportunidade dos alunos de se aproximarem do jornalismo por meio da web rádio.

“É muito importante, porque eles estão bem empolgados e abre uma porta para eles no mercado de trabalho e até na escolha para a profissão”, diz.

1 Comentário

  1. Avatar
    Indira Bluning novembro 23, 2016

    Lembrando que o Projeto Edujornalismo foi financiado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA. Todo ano o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA abre edital para seleção de projetos. Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *