Evento gratuito do Senai aborda tecnologia no ambiente de trabalho

Despertar 4.0 será realizado nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, em Brusque

Senai
-
Crédito: Arquivo Município

O Senai realiza nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, em Brusque, mais uma edição do Despertar 4.0, evento que tem o propósito de sensibilizar empresários e trabalhadores catarinenses para a “nova onda da Revolução Industrial”, que ganha denominações como indústria 4.0, internet industrial, indústria avançada ou manufatura avançada.

As atividades previstas incluem palestra do diretor regional do Senai, Jefferson de Oliveira Gomes, um dos principais experts brasileiros sobre o tema. Também serão realizados cursos especiais direcionados a adolescentes, mulheres e profissionais a partir de 40 anos.

Segundo o diretor do Senai, esse fenômeno “tem por base a hiperconectividade, a inteligência artificial, o elevado grau de digitalização e de sensoriamento, o avanço do big data, entre outros, cuja associação permitirá customização em massa de produtos, mudança na forma e padrão de consumo e possibilidade de produção em casa”. O principal fator de estímulo ao seu desenvolvimento é a redução dos custos de processamento, armazenamento e transmissão de dados.

“As decisões passam a ser tomadas sem a participação humana e a partir apenas da conexão entre máquinas, plantas fabris, matérias-primas e o produto final (estes dotados de sensores e transmissores) e o consumidor. O ato de abrir uma embalagem dá o comando instantâneo para a produção de nova unidade”, afirma Gomes.

Na opinião dele, as novas tecnologias promoverão profundas mudanças no mercado de trabalho. “65% das crianças de hoje atuarão em profissões que ainda não existem”, afirma.

Vagas limitadas

Gratuita, mas com vagas limitadas, a programação em Brusque inicia nesta quarta-feira, com a palestra interativa Entendendo a Indústria Avançada, apresentada por Jefferson de Oliveira Gomes, que, além de diretor regional do Senai, é professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre o tema.

A atividade prevê a abordagem sobre desafios e oportunidades da nova realidade, seguida de discussões em mesas temáticas. O objetivo é que empresários, gestores, profissionais de RH, técnicos e demais interessados compreendam os impactos e possibilidades da Indústria Avançada nos negócios e na carreira.

Já na quinta-feira, serão realizados minicursos direcionados a públicos específicos: adolescentes, mulheres e profissionais a partir de 40 anos.


Programação

Quarta-feira, 16
19h – 22h
Palestra interativa: Entendendo a Indústria Avançada

Quinta-feira, 17
13h30 – 17h30
Teen + Tech
Minicurso: Competição de robôs
Minicurso: Youtuber

19h – 22h
Mulheres na Tecnologia
Minicurso: Explorando a conectividade
Despertando para Tecnologia 40+
Minicurso: Explorando o desenvolvendo de apps

Inscreva-se no site

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *