Exclusivo: Município Dia a Dia divulga segunda pesquisa de intenção de voto para prefeito de Brusque

Dr. Jonas amplia liderança; no entanto, até a realização da pesquisa, quase 45% dos eleitores não tinham candidato

CAPA (Copy)
-
Crédito: Ed Carlos

É proibida a reprodução parcial ou total da pesquisa em veículos de comunicação de qualquer tipo de mídia.

A segunda pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Município Dia a Dia mostra um crescimento da candidatura de Dr. Jonas (PSB) na disputa à Prefeitura de Brusque. Ele passou de 19,88% para 27,42% desde a última pesquisa, divulgada uma semana atrás. Por outro lado, o levantamento mostra que ainda há um alto número de indecisos: 24,49% do eleitorado, o que mantém o resultado da eleição de domingo em aberto.

A pesquisa IPS Univali/Unifebe, registrada na Justiça Eleitoral em 23 de setembro, sob o número SC-03118/2016, coletou resultados de 682 entrevistas, realizadas entre os dias 22 e 23 de setembro, em 27 bairros e localidades de Brusque. A margem de erro é de 3,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O levantamento é publicado na edição de hoje, apesar das entrevistas terem sido coletadas nos dias 22 e 23, porque segundo a nova legislação eleitoral, as pesquisas de intenção de voto só podem ser publicadas em um prazo de cinco dias após o registro na Justiça Eleitoral.

Os dados da pesquisa estimulada também mostram que caiu de 22,19% para 19,06% os eleitores que têm interesse em anular o voto ou votar em branco.

Na segunda pesquisa, não houve alteração em relação à posição dos candidatos na disputa eleitoral. Em segundo lugar, continua Jones Bosio, do DEM, o qual caiu quase um ponto percentual, em relação à primeira avaliação, e acumula 8,94% das intenções de voto. Em terceiro, permanece o prefeito Bóca Cunha, do PP, o qual caiu cerca de 0,15%, apenas.

Gustavo Halfpap, do PT, está em 4º lugar, um pouco acima do candidato do SD, Odirlei Dell’Agnolo, o Bah. Halfpap passou de 4,03% para 4,11% das intenções de voto, e Bah caiu de 3,75% para 3,52%. Jadir Pedrini, do PROS, cresceu de 2,31% para 2,79%, e Chico Cordeiro, do PSOL, manteve-se com 0,29% das intenções de voto, conforme a pesquisa.

20160929_04_po_arquivo - Cópia (2)


Aumenta rejeição a Halfpap e Dr. Jonas

A pesquisa encomendada pelo Município Dia a Dia mediu novamente qual é o índice de rejeição que a população tem aos candidatos à Prefeitura de Brusque.

Esse índice é medido de acordo com as respostas dos eleitores ao serem questionados sobre qual candidato eles não votariam jamais.
Gustavo Halfpap, do PT, continua como o candidato que tem o maior índice de rejeição, o qual aumentou desde a primeira pesquisa, e atualmente está em 18,3%, quase 4% a mais do que o primeiro levantamento.

Chama a atenção também o aumento da rejeição ao candidato Dr. Jonas, que passou de 7,93% para 11,88% da primeira para a segunda pesquisa.

Bóca Cunha (9,24%) e Jones Bosio (3,08%) reduziram seus índices de rejeição, em comparação com a pesquisa anterior, assim como Bah (0,44%). Jadir Pedrini, contudo, aumentou levemente seu índice de rejeição (2,93%).
20160929_04_po_arquivo - Cópia


Segunda opção: Dr. Jonas se mantém na frente

O levantamento feito pelo IPS Univali/Unifebe fez aos eleitores novamente a pergunta sobre sua segunda opção como candidato à Prefeitura de Brusque, caso o candidato fosse impedido de concorrer ou desistisse da disputa.

Nesse caso, Dr. Jonas é a segunda opção de 11,20% do eleitorado, mantendo-se em segundo lugar Jones Bosio, que é segunda opção de 10,40% dos eleitores. Perto dele está o prefeito Bóca Cunha, segunda opção de 10,13% do eleitorado brusquense.

No entanto, o levantamento revela que quase 40% dos eleitores anulariam seu voto, caso o candidato de sua preferência deixasse de concorrer.

20160929_04_po_arquivo

9 Comentários

  1. Avatar
    Santos setembro 29, 2016

    O povo só pode estar de brincadeira apoiar um candidato do ctrl C ctrl V, apoiar candidato fantoche.
    Por favor gente vamos rever nossos conceitos, nosso votos.

  2. Avatar
    Jean Carlos Reddiga setembro 29, 2016

    27,42% de eleitores que precisam de remédio pra memória !
    Querem voltar ao passado ? Das gestantes precisarem ir pra PENHA pra terem bebês ? Do hospital azambuja fechando o tempo todo ? Das ruas esburacadas ? Das obras dadas como concluídas e nada foi feito ? Dos desmatamentos e loteamentos irregulares e perigosos ? Da falência da Fenarreco e do Zoobotânico ? Das máquinas da prefeitura nem pra sucata servirem ? Com os alunos sem merenda e nem carteiras pra sentar na escola ? Falta de remédios e médicos nos postos ? Policlínica central num local velho, cheio de lixo e precário ? Cidade sem iluminação pública ? A lista vai longe…
    Se mesmo assim vc vai votar nesta quadrilha que quer voltar ao poder, pode vestir seu nariz de palhaço…

  3. Avatar
    INDECISO setembro 29, 2016

    Minha análise após ler todas as reportagens:
    BAH: o homem da tecnologia….quer implantar um monte de coisas tecnológicas no município, mas sabemos que isso nao é possível, pois essas coisas custam muito dinheiro, e dinheiro é algo que o município e o governo nao tem.
    BOCA: mais do mesmo…nada de interessante nas propostas, nada de novo, nada que atraia o meu foto.
    JADIR: ahh, esse que me desculpa, mas o vice dele já mostrou como não se administra uma cidade. Ficamos mais de um ano parados, estagnados no tempo.
    Dr. JONAS: idem comentário de Jean Carlos Reddiga. Vamos trazer o barbudo de volta, e quebrar a cidade mais uma vez? a escolha é nossa.
    CHICO CORDEIRO: não sabe onde se enfiou coitado…
    JONES BOSIO: Meu Deus do céu! Tem um plano de governo que quer ampliar e fortalecer projetos que nem sequer existem na nossa cidade…deve viver em outra realidade…ou sonhar demais a noite e sair redigindo o plano de governo de manhã.
    HALFPAP: Meee…esse nem preciso dizer neh! pode ser o melhor candidato do planeta, mas aqui em Bq esse partido não entra mais (PT). Se um dia a disputa for entre PT e PT, transfiro meu título pra Guabiruba…me recuso a votar!
    Éééé…..a coisa tá cabulosa!

    • Avatar
      Louis setembro 29, 2016

      Obrigado, acabou com minha indecisão!

      Única proposta que me fez ter um gás a mais, foi quanto ao campo tecnológico do primeiro citado. Mas é verdade. não temos nem representantes no Senado Federal, ou qualquer câmara de deputados. Dinheiro de Onde, para investir nesta cidade? Você tem razão!

      O jeito é voltar pro meu “mundinho”, criativo, mas mais do mesmo também!

      Perdi a vontade de jogar esse jogo!

      Aff…

  4. Avatar
    Fernando Silva setembro 29, 2016

    De todos os candidatos vou votar no Jonas, por ter ajudado minha família quando precisamos. O governo do Paulo Eccel virou as costas e o restante estava preocupado demais em brigas. Posso dizer que ele foi na minha casa e me ajudou com dinheiro e não com palavras como a maioria.

    Agradeço muito e meu voto é seu por isso e de toda minha família..

  5. Avatar
    Gustavo setembro 29, 2016

    O unico ficha limpa é o Jonas, então para não jogar meu voto fora e votar em Branco ou nulo vou votar no unico ficha limpa.

    Abraços

    • Avatar
      Nave setembro 30, 2016

      O seu voto é o seu voto! Mas vc deve ter esquecido da principal frase da companha dele “quem vota em mim, vota no Ciro”, ou vice versa, sei lá… e a ficha do Ciro não é suja, é imunda! Mas como eu disse, o voto é seu, e vc vota em quem quiser…

  6. Avatar
    wagner outubro 01, 2016

    Olha a verdade é que nenhum deles traz confiança de que fará algo de diferente pra fazer com que um indeciso resolva se decidir. Mais Chega de Ciro, de PT. Entao eu voto no Jones bozio, e dar a ele a oportunidade de provar q Brusque é desenvolvida e otima de se viver e investir, com o apoio DIRETO da prefeitura. Boa sorte a todos.

  7. Avatar
    Renato Augusto dos Santos outubro 01, 2016

    Meu voto é nulo. Vou, pois me obrigam. Democracia? Boca só pensa em loteamento. Só quer cavar. Bosio é Acusado de improbidade e pediu exoneração. Imagina esses dois como prefeito. Senhor Jonas, conheço, boa pessoa, meu voto seria dele. Mas ai vem o Ciro. Do que adianta ser ficha limpa…Como parece que ele vai ganhar, espero que haja como em sua vida profissional, com muita seriedade…

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *