Festas de Outubro: um brinde à alegria!

Festas de outubro

Outubro chegou e está aberta a temporada de festas que remetem à imigração germânica em Santa Catarina. Passados 188 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes que alteraram a historiografia do estado, os costumes trazidos pelos alemães permanecem impregnados entre o povo barriga verde, seja na farta alimentação composta por cucas, geleias, compota de frutas, strudel, linguiça, assado de porco, batatinha, dentre outros, além, é claro, do gosto pela boa cerveja. Somado a isso, a musicalidade presente nas bandinhas alemãs faz coro com a música nacional e atrai milhares de turistas para as festas de outubro que já se consolidaram no calendário turístico. Mas como começou esse resgate das tradições festivas?

Popularmente se diz que Blumenau lançou a Oktoberfest para reerguer a cidade e o ânimo da população após passar por duas grandes enchentes (1983 e 1984). No entanto, há quem diga que a festa já estava sendo planejada, e que teve seu lançamento adiado em função das enchentes. Controvérsias à parte, o fato é que a Oktoberfest logo demonstrou que seria um evento para entrar na história e a ele se seguiriam outros como a Fenarreco, a Festa do Imigrante, a Schutzenfest e, em 2016, mais um evento se soma às festas de outubro: o Biergarten im Frühling.

            Saiba um pouco mais sobre a programação de festas de outubro de Santa Catarina:

Oktoberfest

            Oktoberfest: A versão brasileira do evento é considerada a maior do mundo, só perdendo para a Oktoberfest alemã de Munique. A 33ª edição traz muita cerveja, música, dança, folclore e gastronomia que fazem a diversão dos que participam da festa.

Quando: entre 5 e 23 de outubro. Onde: Blumenau.

31 Fenarreco 2016

            Fenarreco: A 31ª edição da Festa Nacional do Marreco, também conhecida como a festa mais gostosa do Brasil, traz atrações como apresentações musicais, desfiles folclóricos, gastronomia típica, parque de diversão e várias opções de cerveja artesanal.

Quando: entre 06 a 16 de outubro. Onde: Brusque.

festa_do_imigrante_logo_convite

            Festa do Imigrante: O evento resgata as tradições germânicas da cidade com apresentações de dança, música, folclore, chope e gastronomia. Busca do Rei, dos Cavaleiros, da Rainha e das Princesas do Tiro, esportes como Tiro ao Pássaro e bocha, além de apresentações de bandas e bailes fazem parte das atrações da 26ª edição da festa.

Quando:  entre 07 e 12 de outubro. Onde: Timbó.

Schutzenfest

            Schutzenfest: Festa dos Atiradores. A 28ª edição do evento promove competições de tiro, bailes tradicionais e ainda conta com a participação de dezenas de bandas e uma praça de alimentação com comidas típicas.

Quando: o evento que antes acontecia nos meses de outubro, em 2016 será realizado entre os dias 10 e 20 de novembro. Onde: Jaraguá do Sul.

Biergarten

            Biergarten im Frühling: em português, “Primavera no Jardim da Cerveja”, traz a proposta dos Biergartens tão comuns na Alemanha. A primeira edição vai coincidir com o período das festas de outubro e traz o resgate das tradições típicas da colonização alemã no Vale do Itajaí Mirim, como a Süssbier (cerveja doce feita com gengibre, branca, sabor adocicado bastante picante que se assemelha a um refrigerante). Aberto ao público, o evento será animado por boa música em ambiente que se propõe a integrar visitantes e produtores artesanais de cerveja, além de oferecer os acompanhantes certos, com qualidade e atendimento personalizado.

Quando: 8 de outubro, das 11h00 às 18h00. Local: Rua Imigrantes 243, fundos – Guabiruba, SC.

Biergarten 1

Então, que venham as festas e um brinde à alegria: Ein Prosit!

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *