IFC de Brusque passa a funcionar no antigo Colégio Honório Miranda

Segundo direção da instituição, nova estrutura é melhor e mais espaçosa

Honório Miranda (Copy)
Colégio Honório Miranda fechou as portas no início do ano -
Crédito: Arquivo Município

O Instituto Federal Catarinense (IFC) concluiu a mudança para novo endereço nesta semana. A instituição está funcionando no prédio do antigo Colégio Cenecista Honório Miranda, que fechou as portas neste ano.

De acordo com o diretor do IFC de Brusque, Hélio Maciel Gomes, todos os cursos, inclusive os laboratórios de Química e de Informática, foram transferidos para a nova estrutura. O Ensino Médio também vai funcionar na estrutura no ano letivo do ano que vem.

O contrato assinado entre as diretorias do IFC e do Colégio Honório Miranda é de 12 meses. Segundo Gomes, o valor cobrado pelo aluguel é exatamente o mesmo que o instituto federal já pagava na sua antiga sede, a poucos metros, também na rua Hercílio Luz.

Este detalhe foi importante para a assinatura do contrato, segundo Gomes, porque existe uma portaria da União que proíbe o aumento de gastos com aluguéis em instituições federais. O diretor diz que, após negociações, a diretoria do Honório Miranda aceitou os termos, o que possibilitou a mudança.

Infraestrutura

O principal motivo para a mudança do IFC da sua antiga sede para o novo prédio é a infraestrutura. O diretor afirma que, por já ter abrigado uma escola de Ensino Médio antes, o edifício está mais adaptado às novas demandas.

São cerca de 3,6 mil metros quadrados e 23 salas. “Já tem quadros, inclusive”, ressalta o diretor. Na antiga estrutura, eram apenas dez. Gomes diz que parte das salas pertencia à Prefeitura de Brusque, que as cedia. O convênio foi desfeito.

Em resumo, de acordo com o diretor do IFC, a instituição conseguiu dobrar a sua estrutura pelo mesmo custo mensal. Os laboratórios s ainda estão em fase de instalação, mas devem estar prontos para 2017.

Sede permanente

Ainda não existe uma data definida para a mudança do IFC para a sede permanente, que está sendo construída no bairro Jardim Maluche, próximo à Igreja do Calvário. A obra está em etapa avançada e deve ficar pronta nos primeiros meses do próximo ano.

Mas, após a entrega da construção, será necessário fazer a licitação para a mobília do espaço, o que deve levar mais alguns meses. Segundo Gomes, o objetivo ao assinar o contrato de um ano é ter tempo para acabar a obra e fazer a mudança com calma e planejamento.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *