Igreja do bairro São Pedro recebe relíquia de Santa Bernadete

Cabelo da santa chegou a Brusque há duas semanas e permanecerá definitivamente no município

Relíquia igreja (1) cópia (Copy)

Os moradores de Brusque poderão visitar, a partir de outubro, uma relíquia de Santa Bernadete Soubirous, conhecida por ser vidente das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França. A relíquia – um fio de cabelo -, ficará na igreja Nossa Senhora de Lourdes, na rua São Pedro. Ela chegou a Brusque há duas semanas e permanecerá definitivamente no município.

De acordo com a tradição cristã, relíquia de 1º grau, como nesse caso, simboliza o próprio corpo do santo. O padre Francisco Lawall, responsável pela igreja, explica que a Santa Bernadete Soubirous nasceu em 1844 e morreu em 1879. Ela vivia numa pequena e pobre cidade da França chamada Soubirous, por isso o seu sobrenome.

Depois de um tempo ela se mudou com a família para Lourdes, município também da França, onde relata que viu a aparição de Nossa Senhora de Lourdes. O fato aconteceu quando Bernardete tinha 17 anos. “O mais curioso dessas aparições é que ela veio a falecer, e 40 anos depois da morte fizeram a exumação do corpo e o corpo não se decompôs, estava tudo intacto”, diz o padre. Até hoje, mais de 130 anos após sua morte, o corpo permanece íntegro.

Ele conta que há dez anos algum fiel da comunidade escreveu para o brusquense Dom Murilo Krieger, arcebispo da arquidiocese de Salvador e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pedindo algum fragmento da santa Bernardete para a igreja brusquense. Lawall afirma que é um processo burocrático, porém, há aproximadamente dois anos teve a notícia de que a relíquia poderia
vir para Brusque.

Freiras da Igreja Católica da França, que guardavam o resto do corpo da santa, encaminharam o pequeno fragmento para Salvador (BA), onde trabalha Dom Murilo. De lá veio, via correio, para o município. Lawall diz que aguarda um relicário, que vem de Minas Gerais, para deixar a relíquia exposta. O objeto é feito de um metal próprio para estes fragmentos.

“Ficará na comunidade para que as pessoas conhecem a história de Nossa Senhora de Lourdes. É uma forma também de despertar a fé, afinal, nem todo mundo tem condições de viajar e de ir a locais santos”, afirma o padre.


Aparições

No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle (rocha velha).

Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. No momento da visão, Bernadete disse que ficou com medo e começou a rezar o terço.

santa (Copy)
Então seu coração se acalmou e ela teve serenidade para saber que realmente se tratava de uma aparição de Nossa Senhora. A partir desse momento, Bernadete teve 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

1 Comentário

  1. Avatar
    Gentil Quaresma setembro 21, 2016

    Mais uma noite de medo do Apocalipse Zumbi! Por quê não deixam os mortos em paz. Mês passado trouxeram os restos de um papa para expor em uma loja. Depois uma estátua de uma das milhares de Nossa Senhora para visitar os presos. Agora, um pedaço de uma santa. Já não bastasse o medo da violência agora ainda tenho que viver com medo dessas práticas medievais. Vai que a santa acorda. Vão brincando vão, existem misterios que nunca devem ser despertados. Não suporto mais isso. A carne que se desprende dos ossos, pó tem que virar e não idolatrar. Finais dos Tempos – pesquisem a carta do jogo INWO #APOCALIPSE ZUMBI, está tudo ocorrendo. Até o 11 de setembro das torres gêmeas ocorreu. Vou me mandar desse país, isso sim!

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *