Luzes de Natal e a tradição da nossa gente

WeihnachtsLichter

natal  praça

É novembro, e com ele começa o clima que antecede as festividades natalinas comemoradas em diversas partes do mundo. As lojas já comercializam produtos de decoração e os pinheiros enfeitados aparecem no comércio e nos escritórios, mas nas casas a decoração do pinheirinho é uma tarefa que costuma ser reservada para os dias que antecedem o Natal. São costumes mantidos por gerações para comemorar o nascimento de Cristo e celebrar a paz, o amor e a união. Além da decoração, o período é marcado pelo Advento, pelo São Nicolau, pelos biscoitos caseiros e, neste ano, a região vai ter um atrativo a mais: o Weihnachtslichter, programação especial de Guabiruba que traz o resgate da tradição das luzes de Natal que já foi tão comum por aqui.

Coroa do Advento (em alemão: Adventskranz):

Advento

Uma das tradições que contribui para o encanto da fase de preparação para o Natal são as coroas de Advento, ou guirlandas. Geralmente feitas com ramos de pinheiro e decoradas com fitas vermelhas, elas possuem quatro velas que vão sendo acesas, uma a uma, a cada domingo do Advento. À medida em que elas são acesas, representam a chegada de Jesus, luz do mundo. Em 2016, o primeiro domingo do Advento será em 27 de novembro.

 

Dia de São Nicolau (em alemão: Nikolaustag)

sapatinhos na janela

Dentro das tradições, uma data importante é 6 de dezembro, dia de São Nicolau, considerado, por alguns, o verdadeiro Papai Noel. É costume as crianças deixarem os sapatinhos fora de casa ou debaixo da cama para que o Nicolau coloque presentes ou guloseimas.

alemanha

Aqui na região, seguindo uma tradição que os imigrantes trouxeram da Alemanha, o dia 6 de dezembro também é o dia em que o Pelznickel aparece pela primeira vez no ano  para cobrar o bom comportamento das crianças, pois no restante do ano ele mora no meio do matagal na floresta em Guabiruba.

Biscoitos de Natal (em alemão:Weihnachtsplätzchen)

Weihnachtsplätzchen 3

 

 

Outra tradição que merece destaque nesta época é o aroma especial dos biscoitos feitos em família. Este doce costume faz parte do Advento e traz biscoitos como os biscoitos de manteiga (Butterplätzchen) e os biscoitinhos de canela em forma de estrela com um toque de amêndoas (Zimtsterne).

weihnachtsplätzchen

 

Nas áreas de colonização alemã, é costume preparar as bolachas de Natal com a indispensável ajuda das crianças que não perdem a oportunidade de ajudar a cortá-los com as forminhas e, depois, decorá-los com glacê branco e confeitos coloridos (uma delícia!). As bolachinhas, aliás, servem para consumo próprio, para oferecer às visitas ou então, embaladas com bom gosto e imaginação, para presentear.

Mercado de Natal (em alemão: Weihnachtsmarkt)

Weihnachtsmarkt

Ainda pouco explorado por aqui, é uma tradição que existe na Alemanha desde o séc. XIV e funcionam a partir do primeiro domingo de Advento. O mercado mais famoso do mundo acontece em Nürenberg e recebe cerca de 2 milhões de visitantes/ano.

Feira de natal

Qualquer mercado de Natal que se preze tem corais de Natal cantando, enfeites natalinos artesanais; miniparque de diversões, comidas e bebidas da época.

WeihnachtsLichter (em português: Luzes de Natal)

Casa iluminada Natal

Até aqui, os títulos deste artigo foram nomeados em português com tradução em alemão. Mas o concurso de decoração natalina iluminada promovida pela Associação Visite Guabiruba – AVIGUA já nasceu com nome alemão: WeihnachtsLichter. Lançado em 2016, a promoção alcança apenas as residências de Guabiruba e busca resgatar uma tradição que já foi forte por aqui. Ao tornar a cidade mais bela para as festividades natalinas, estimula a população para a interação e confraternização, fomenta as vendas do comércio e atrai turistas para a região.

Luzes e Natal tem tudo a ver com a tradição da nossa gente. Então, que tal entrar no clima?

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *