Marca de materiais esportivos Puma solicita mudança no nome de associação de Guabiruba

Depois de receber notificação extrajudicial, grupo optou pela mudança

puma guabirubense
Associação de Guabiruba realiza atividades sobretudo no Parque Nacional da Serra de Itajaí -
Crédito: Divulgação

A Puma, marca alemã de materiais esportivos, enviou notificação extrajudicial à Puma Ecoturismo e Aventura, de Guabiruba, para solicitar a mudança no nome da associação. O documento chegou ao grupo guabirubense em junho deste ano oriundo de um escritório de São Paulo.

Dois meses após receber a notificação, a Puma mudou o nome para Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi). Segundo o presidente Ivan Fischer, a diretoria da associação acionou um advogado, porém, os integrantes decidiram trocar a nomenclatura.

“Levamos para um advogado e pesquisamos também. Nós até poderíamos usar o nome porque somos de outro segmento, mas vai que acaba virando um processo e daqui a três anos nós poderíamos perder. Então, achamos melhor mudar o nome. É mais como uma prevenção para não termos problemas futuros com indenizações. Tivemos uma reunião interna e decidimos”, explica Fischer.

Com a mudança, as redes sociais também foram alteradas. Agora, o Facebook e o Instagram levam o nome de Assepavi. O site, explica o presidente, é provisório e também passa por alterações.

“Nos pegou de surpresa essa notificação. Todo mundo estava acostumado com o nome de Puma, é mais bonito e mais representável na forma de marca. Agora mudamos, mas as ações continuam as mesmas que sempre fizemos”, afirma o presidente.

Cautela

Agente de propriedade industrial da Adenacon marcas e patentes, Anselmo Cardoso explica que empresas têm proteção quanto ao nome e à logomarca no segmento de mercado em que estão inseridas. Ainda assim, ressalta, cada caso deve ser analisado individualmente.

“A entidade estava utilizando a marca Puma em roupas também, não relacionada à marca de materiais esportivos, mas como forma de divulgar as atividades da associação. Isso daria condição de defesa. Mas deve se considerar que pode causar confusão para as pessoas que veem a roupa”, explica Cardoso.

Puma guabirubense

O presidente da Assepavi explica que o nome “Puma” surgiu em homenagem à espécie que vive no Parque Nacional da Serra de Itajaí – uma das áreas em que associação realiza atividades. A, agora, Assepavi atua na prática de esportes de aventuras e ecoturismo e também promove cursos, palestras e projetos na área ambiental. Ainda de acordo com Fischer, o grupo tem 42 associados e existe há cerca de um ano e meio.


Puma alemã

puma

Fundada em 1948, a marca alemã de materiais esportivos é conhecida mundialmente. Roupas e calçados são alguns dos itens comercializados pela marca.

 

2 Comentários

  1. Avatar
    Olho de Lince setembro 28, 2016

    Que muda-se para Onça-Parda, que é o mesmo que Puma, da mesma espécie e família do Puma.

    Estamos no BRASIL, aqui alemão não apita!…ou apita?

    Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi) – Muito complicado!

    #Lince ( L I N C E ) seria mais curto e não tinha registro até agora, acabei de registrar hashtag #,Lince = #Lince

    O mundo é dos expertos:

    Prosit!

  2. Avatar
    Tigreza Sapólio setembro 28, 2016

    PUMA IS THE BEST!

    German PUMA – UNIC Trends Marks.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *