Meu Tempero: Torta síria

Meu tempero prato

Ingredientes

Massa

  • 12 claras
  • 600 gramas de coco congelado
  • 500 gramas de açúcar

Recheio

  • 500 gramas de ameixa + 200 gramas de açúcar
  • 500 gramas de damasco + 200 gramas de açúcar
  • 200 gramas de creme de leite (nata) + 50 gramas de açúcar

Modo de fazer

Descongele o coco e coloque em uma panela grande junto com o açúcar. Mexa constantemente até ficar queimado (em um tom caramelo).

Retire da panela e espalhe sobre a bancada para esfriar. Mexa de vez em quando para o coco não ficar grudado. Em uma batedeira, coloque as claras para bater com 4 colheres de sopa de açúcar até chegar em ponto de neve. Retire da batedeira e misture com o coco queimado. Divida em três formas redondas tamanho médio já untadas e com papel manteiga e leve para assar em forno pré aquecido a 150 graus. Asse de 40 a 50 minutos até dourar bem. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio

Coloque a ameixa e o açúcar para ferver com 2 xícaras de água. Faça o mesmo com o damasco: ferva até cozinhar bem, desligue o fogo e deixe esfriar. Leve a ameixa para o liquidificador com mais 2 xícaras de água. Bata e leve ao fogo mexendo sempre até ficar ao ponto de geleia firme. Faça o mesmo com o damasco e leve para gelar. Bata a nata com o açúcar até ponto de chantili.

Montagem

Uma camada de massa, o recheio de ameixa, em seguida 3 colheres da nata batida. Mais uma camada de massa, o recheio de damasco e mais 3 colheres de nata batida. Para finalizar, a última camada de massa. Se preferir, pode deixar sem cobertura ou com frutas silvestres e polvilhar com açúcar, como nakerd cake ou enfeitar com chantili batido.


Rosilei Catiane Rautenberg, 28 anos, moradora no Limoeiro, chefe de confeitaria no Hotel Monthez

Rosilei Catiane Rautenberg, 28 anos, moradora no Limoeiro, chefe de confeitaria no Hotel Monthez

Rosilei faz doces há mais de dez anos, por que para ela, cozinhar é uma terapia. Sua inspiração são seus sobrinhos. A chef considera a gastronomia um motivo de alegrar as pessoas. A Torta Síria é uma das receitas preferidas de Rosilei. Para ela, o prato é fácil de ser preparado e tem um sabor inigualável. A receita é ótima como sobremesa ou para um café da tarde. Pode ser acompanhada com um vinho seco ou somente com café.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *