Modateca: Coleção Lya Vianna Hoffmann

Lya Hoffman e o marido Germano
Lya Hoffman e o marido Germano -
Crédito: Arquivo família Hoffmann

Com o objetivo de valorizar e promover a cultura brusquense, foi lançado ontem, 11, a exposição e catálogo “Modateca: Coleção Lya Vianna Hoffmann” organizada pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE.

O evento faz parte V Seminário Temático de Design de Moda e terá início às das 19h na Casa de Brusque e é aberto ao público. A exposição conta com peças de vestuário e decoração do acervo pessoal de Lya, que vão desde os anos de 1950 até 1980.

Durante o evento também foi lançada a nova edição da Revista Notícias de Vicente Só, organizada pelo Conselho editorial da Casa de Brusque e o lançamento do primeiro passeio ciclístico e piquenique temático de época “Bikenic Retrô”, que será realizado no dia 20 de novembro.

Lya Vianna Hoffmann

Filha de Noêmia Lopes Vianna e de Ruy Souza Vianna, Lya Vianna Hoffmann, nasceu em Florianópolis no dia 14 de outubro de 1930. Na capital, iniciou seus estudos no Colégio Coração de Jesus, fez ginásio e concluiu o curso técnico de Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina.

Na década de 1950, casou-se com Germano Hoffmann e foi morar em Brusque. Esposa, mãe de sete filhos e muito alegre, com hábitos e costumes peculiares. Em Brusque, fez muitas amigas e contribuiu para a História da Moda da cidade.

Lya faleceu em 1985, e, após trinta anos de sua partida, a família doou seu acervo de roupas, calçados e acessórios para o curso de Design de Moda da Unifebe, iniciando assim a Modateca. Hoje, suas roupas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

O acervo traz técnicas de costura, modelagens e design de superfície diferenciadas, seja a partir de algumas marcas históricas, ou de roupas confeccionadas na própria cidade, pela exímia costureira, Sra. Josefina Gevaerd.

Confira quem passou pela abertura, nas fotos de Suellen Pereira / Unifebe:

Rodrigo Zen e Edineia Pereira da Silva Betta

Rodrigo Zen e Edineia Pereira da Silva Betta

Família Hoffmann

Família Hoffmann

Edineia Pereira da Silva Betta, professor Ricardo Vianna Hoffman, e  Yasmin Reis - à frente do projeto Modateca

Edineia Pereira da Silva Betta, professor Ricardo Vianna Hoffman, e Yasmin Reis – à frente do projeto Modateca

Acervo da mostra

Acervo da mostra

Acervo da mostra

Acervo da mostra

Acervo da mostra

Acervo da mostra

 

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *