Movimento nos cemitérios é intenso para a limpeza de túmulos para Finados

Fiéis aproveitam véspera do feriado para levar flores aos entes queridos

limpeza tumulo 2 (Copy)
O movimento no Parque da Saudade deverá se intensificar ao longo de todo o feriado -
Crédito: Juliana Eichwald

Há mais de 10 anos nos dias que antecedem o feriado de Finados, dona Maria Tereza Galdino se dirige ao cemitério Parque da Saudade para limpar e trocar as flores dos túmulos de alguns de seus familiares. A tarefa, desempenhada religiosamente todo o ano, é uma forma de homenagear os entes queridos.

Assim como dona Maria, milhões de pessoas do país todo também aproveitam os dias 29, 30 e 31, além do próprio feriado religioso, para realizarem a manutenção dos túmulos e para enfeitá-los.

Dona Maria Tereza Galdino aproveitou a tarde de ontem para limpar os túmulos de alguns familiares  / Foto: Juliana Eichwald

Dona Maria Tereza Galdino aproveitou a tarde de segunda-feira, 31, para limpar os túmulos de alguns familiares / Foto: Juliana Eichwald

“Minha sogra, minha cunhada, minha nora e meu sobrinho estão enterrados aqui. Eu não venho limpar só nessa época, eu venho ao longo de todo o ano”, conta dona Maria. “Sempre cuidei da minha sogra, eu vinha com ela aqui limpar os outros túmulos e ela me perguntava quem iria limpar o dela quando ela morresse, e eu prometi que cuidaria. Ela era como uma mãe pra mim”, completa.

O bombeiro aposentado Renato Luiz Soares também aproveitou a tarde de segunda-feira, 31, para limpar os túmulos de seus familiares. No Parque da Saudade estão enterrados seus avós e seu pai.

“É um costume cristão. Eu sempre venho até aqui para limpar, trocar as flores e também para rezar”, conta.

Para higienizar os túmulos, Renato, dona Maria e os demais visitantes do cemitério Parque da Saudade se depararam com um contratempo: não havia água em torneira alguma do local. O motivo, afirmou a administração do cemitério, foi a obra da rua Bulcão Viana.

Trânsito

Em função do aumento no número de visitas ao Parque da Saudade durante o feriado de Finados, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade definiu algumas rotas alternativas de acesso. Ao longo do dia, a entrada principal ao cemitério será pelas ruas Azambuja e Ricardo Knihs.

Parte da rua Bulcão Viana permanecerá interditada devido às intervenções de drenagem e de pavimentação da via. Segundo a secretaria, os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) estarão no local para monitorar o fluxo de veículos e auxiliar nos horários de maior movimentação.


FINADOS

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *