Multa por som alto no carro já está em vigor e pode ser aplicada sem medidor de decibéis

Com nova resolução, a autuação pode ser feita independente do volume ou frequência do som

punição
A infração é considerada grave e, com isso, o motorista pode perder 5 pontos na carteira -
Crédito: Divulgação

Entrou em vigor na sexta-feira, 21, em todo o país, a nova lei que pune o motorista que abusa do volume do som. Agora, segundo a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), quem for pego perturbando o “sossego público”, pode ser multado, mesmo sem medição de decibéis.

Antes, o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de até 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas um metro. Por isso, as multas dependiam de um equipamento chamado decibilímetro, certificado pelo Inmetro. Com a nova resolução, a autuação pode ser feita independente do volume ou frequência do som.

O major da Polícia Militar de Brusque, Otávio Manoel Ferreira Filho, afirma que a nova lei é importante e dá mais autonomia para quem fiscaliza. “Antes a lei era impraticável. A PM de Brusque tinha o medidor de decibéis, mas na prática não funcionava”.

Ele diz que antes, quando o motorista trafegava com som alto e percebia a viatura da PM se aproximando, imediatamente, baixava o som, por isso, não tinha como multar, já que precisava da comprovação dos decibéis. “É comum este tipo de infração em Brusque, mas quase sempre o infrator conseguia recurso da multa porque não havia os decibéis do som”.

Com a nova resolução, basta que o policial militar ou o agente da Guarda de Trânsito consigam ouvir o som fora do veículo para que emitam a multa. “É claro que o bom senso deve prevalecer. A pessoa pode ouvir som em um volume aceitável, agora, a partir do momento que começa a abusar e incomoda os outros, será multada”, diz.

O major explica ainda que a multa pode ocorrer também em estacionamentos particulares e locais públicos. “A lei vale para todo lugar. Em casos de estacionamentos ou postos de gasolina, nós esperamos que alguém faça a reclamação para ir fiscalizar. Na via pública, isso não será preciso”, diz.

A operadora de caixa do posto Opa, no Tomaz Coelho, Abigail Santos Stocco, diz que o local não costuma ter problemas com o som alto de seus clientes. No entanto, ela comemora a alteração na resolução. “Acredito que a mudança é uma boa porque as pessoas vão pensar melhor antes de abusarem do som”, diz.

A multa

A infração continua considerada grave (5 pontos), com penalidade de R$ 127,69 (vai subir para R$ 195,23 em 1º de novembro) e retenção do veículo.

Ficam fora desta regra as buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes.

3 Comentários

  1. Avatar
    Claudio outubro 25, 2016

    Eu Claudio, proprietário da Studio Car, trabalho com som automotivo e acessórios a 16 anos sei bem que algo era preciso ser feito, mas aplicar uma regra sem base afetando todo o seguimento, foi desproporcional e atinge desde fabricantes até o usuário. Me sinto de mãos atadas pois é como se eu vendesse algo ilícito, sim pois a regra aplicada é sem estudo, e o que estava ruim, acaba de piorar. A alternativa, som ta alto e incomodando? manda um video do carro fazendo esse barulho todo pra autoridade competente, outra, som alto com o carro em movimento, porque pagando pode? (carros de publicidade) ou o volume é baixo e nao incomoda? Precisa haver bom senso sim, de todas as partes (dos proprietários, fiscalização e sociedade).

  2. Avatar
    Estevâi Adriano Zuchi outubro 25, 2016

    Esta lei sera aplicada para carros que fazem propaganda dos mercados e lojas tbm ?
    Pois no meu ve se é pra um é pra todos
    Carros de propaganda carro do gaz e carro normais certo

  3. Avatar
    Diego outubro 25, 2016

    Vai ter muito gajo levando multa de graça, porque a aplicação da mesma não será feita de forma válida basta o fiscal que cuidar disso não ir com a cara do condutor que vai aplicar a multa sem mais nem menos como
    Já acontece com os carros rebaixados… que se estão 1cm fora da altura já dai aplicando multa e guinchando carro. Tá foda.. daqui a pouco até a cor do carro que tu vai comprar será controlada por algum imbecíl que inventa essas leis sem embasamento algum.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *