Observatório Social acompanhará compromissos assumidos pelo prefeito eleito durante campanha

Entidade divulgará relatórios anuais sobre o cumprimento das ações previstas no plano de governo do candidato eleito

observatório
Comunidade pode auxiliar a entidade na cobrança das ações que foram prometidas -
Crédito: Divulgação

A partir do dia 1º de janeiro de 2017, o Observatório Social de Brusque fará o acompanhamento dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral pelo prefeito eleito. Para isso, os voluntários da instituição estão registrando todos os planos de governo dos sete candidatos para que possam cobrar e garantir que tudo o que foi prometido seja cumprido.

O acompanhamento será feito por área (saúde, educação, infraestrutura) e também por bairros. Durante os quatro anos de mandato, o Observatório irá acompanhar as ações e, anualmente, divulgar relatórios apresentando o que já foi cumprido e o que ainda falta fazer.

“Nos três primeiros anos do mandato, as avaliações acontecerão no mês de dezembro, e no quarto e último ano, a avaliação será no mês de junho. Os relatórios das avaliações devem ser divulgados na primeira semana do mês subsequente das avaliações”, explica o diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd.

De acordo com ele, o controle social dos compromissos de campanha é importante para que a população saiba que não foi vítima do chamado estelionato eleitoral, muito comum neste período, em que os candidatos prometem uma série de projetos para conquistar votos, mas não cumprem o que foi prometido aos eleitores. “O estelionato eleitoral ainda não é crime, mas é muito comum. Não é crime, mas a sociedade pode condenar e expor esse tipo de conduta. O acompanhamento das promessas é para garantir que o candidato eleito cumpra tudo o que prometeu”.

O diretor executivo da entidade diz que a contribuição da comunidade é importante também para que todas as promessas sejam cobradas.

Gevaerd diz que o Observatório Social não acompanhará apenas o que foi escrito no plano de governo do candidato eleito, mas também o que foi dito em entrevistas, debates e até em reuniões com a população. “É importante que se o candidato foi até a sua rua e prometeu asfaltar, por exemplo, que isso seja gravado e entregue aqui no Observatório Social para que possamos fazer essa cobrança e a avaliação dos compromissos seja completa. A comunidade deve ajudar a construir este relatório, só assim teremos gestores mais responsáveis e eficientes com o dinheiro público”.

Cobrança iniciou em 2012

O Observatório Social fez o mesmo trabalho em 2012, no entanto, não foi possível continuar com o acompanhamento devido à cassação de Paulo Eccel, que não concluiu seu mandato. “Iniciamos o acompanhamento na gestão do Paulo Eccel, mas faltou dois anos para ele concluir. Até o momento em que ele esteve na prefeitura a maioria das ações que foram elencadas em seu plano de governo já tinham sido iniciadas ou estavam para iniciar”, afirma.