Planejamento e esforço coletivo: a essência do sucesso em Turismo

Turismo no Vale do Itajaí Mirim Logo Rosemari

O turismo vem se destacando como alternativa bem-sucedida para o incremento da economia e para a promoção, valorização e preservação cultural, social e ambiental da região. Em Santa Catarina, o setor turístico tem sido um dos grandes propulsores da atividade econômica em tempos de crise em função da amplitude e diversidade dos serviços ofertados. Atenta para as oportunidades, Brusque e região, com o perfil empreendedor que corre nas veias do seu povo desde que os primeiros imigrantes aqui chegaram viveu, no último dia 17 de outubro, um momento que vai ficar para a história ao reunir, em um só evento e com o mesmo objetivo, os diversos atores do segmento turístico para prestigiar a apresentação do painel “Rota Setorial do Turismo de Santa Catarina”. Na oportunidade, destacou-se como o investimento em turismo pode trazer retorno, gerando empregos, riqueza e desenvolvimento.

Participaram do evento representantes do Brusque Conventions &Visitors Bureau; do Conselho de Turismo de Brusque; da Associação Visite Guabiruba; do Núcleo de Turismo da ACIBr; do Sistema S, da SANTUR, do curso de Administração da UNIFEBE, os Secretários de Turismo de Botuverá, Guabiruba e Nova Trento; empresários e interessados no turismo como negócio. Também marcaram presença o Prefeito de Botuverá e o Prefeito eleito de Brusque, Dr. Jonas, a quem cabe menção especial pela participação pois com isso demonstrou interesse pela área e sabedoria ao reconhecer que, em que pese sua especialidade ser a medicina, agora precisa aprender a gerir a coisa pública que, todos sabemos, é tarefa das mais difíceis.

Mas, ao observar todos esses atores reunidos, talvez alguns se perguntem:

- Não estaria havendo sobreposição de papeis?

Antes de responder, vejamos qual é o papel de cada um:

Associação Visite Guabiruba – AVIGUA

Tem como objetivo maximizar o ganho dos estabelecimentos que tem o turismo como fonte de receita, incrementando e divulgando o potencial turístico da cidade, valorizando suas características culturais.

Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

Constituído para conjugar esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, tem caráter deliberativo e consultivo com o objetivo de assessorar a municipalidade nas questões referentes ao desenvolvimento turístico.

Brusque Conventions &Visitors Bureau – CVB

Atua como fomentador da atividade econômica e do turismo de negócios. Age na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de Brusque, Botuverá Guabiruba e Nova Trento.

Núcleo Setorial de Turismo da ACIBr

Tem como objetivo promover o desenvolvimento e fortalecer o setor turístico da região Brusque, Botuverá Guabiruba e Nova Trento, tanto para os empresários do ramo como de outros segmentos ligados ao turismo.

Santa Catarina Turismo S/A – SANTUR

É responsável pela promoção e divulgação dos produtos turísticos de Santa Catarina junto aos principais mercados emissores do Brasil e da América Latina, de acordo com a política estadual do lazer definida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo.

Secretaria Municipal de Turismo

Tem como competência o planejamento operacional e a execução de políticas voltadas ao aprimoramento do turismo; elaborar, implementar e coordenar o calendário anual de eventos e administrar os equipamentos públicos destinados ao turismo.

Agora, respondendo:

- Eu te digo que não, caro leitor. Embora o que separe um do outro seja uma linha tênue, ainda não está havendo sobreposição de papeis. Cada entidade tem um papel próprio que, se somado e bem conduzido pode levar a um excelente resultado. Mas é imprescindível que haja planejamento, organização e controle, e foco no objetivo.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *