Prancheta: Ressaca olímpica

Coluna comenta sobre Paralimpíada e Olimpíada, a chegada de Matheus Rheine em Brusque e vencedores de campeonato de taekwondo

Charge PRANCHETA 08 (Copy)
-
Crédito: Ed Carlos

Passaram com a mesma velocidade de Usain Bolt e Daniel Martins, mas roubaram nosso coração como Flávia Saraiva e Simone Biles e ainda nos fizeram derramar lágrimas como Diego Hypolito e Marta. Valeram mais do que as medalhas de Michael Phelps e Daniel Dias, nos surpreenderam mais do que a seleção de futebol masculino, mas vieram com a mesma intensidade que a seleção de vôlei masculino.

Não nos desapontaram como as meninas de vôlei, não nos enganaram como o nadador Ryan Lochte e sim nos orgulharam como Matheus Rheine. Nos deixaram tão experientes no esporte quanto Soelito Gohr e Murilo Fischer, e aí ficamos tão animados quanto Rogério Micale e mais emocionados do que o boxeador Robson Conceição.

Em breves momentos ficamos desapontados como o saltador francês, chateados como Formiga e frustrados como os australianos flagrados com identidade falsa, mas na maioria do tempo sorríamos como Gustavo Kuerten, explodíamos como o oposto Wallace e ficávamos extasiados como a equipe de futebol de cinco.

Paralimpíada e olimpíada, foi a primeira vez que vocês foram realizadas no solo brasileiro, mas parecia que haviam nascido por aqui. A relação entre espírito esportivo, alegria e emoção gerada no país – e uma união difícil, principalmente em tempos de animosidade política – foi coisa que pouco se vê por aí a fora. Deixa saudades, e esperamos que deixe também legado, pois o esporte pode sim ser o sustentáculo de uma nação mais próspera.


Conquista nacional

Zenair foi ouro e Agenor bronze no Campeonato Brasileiro Adulto e Master / Foto: Divulgação

Zenair foi ouro e Agenor bronze no Campeonato Brasileiro Adulto e Master / Foto: Divulgação

A coluna homenageia e parabeniza dois atletas destaques de Brusque na modalidade de taekwondo. Zenair Fátima Barbosa foi a grande campeã do Brasileiro Adulto e Master, na categoria Master II, até 49 kg, e trouxe medalha de ouro para a cidade. Também de Brusque, Agenor Cachoeira Quirino obteve a prata na 80 kg, Master Masculino II. O evento foi realizado em João Pessoa, Paraíba.


Carreata para Matheus Rheine

A chegada do medalhista paralímpico Matheus Rheine em Brusque está programada para esta terça-feira, 20, mas ainda não há hora certa para o pouso de seu voo, que acontecerá em Navegantes. O pai do atleta, José Luis Rheine, já conversou com Delmar Tondolo, dirigente e ex-superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), e fez um primeiro contato para tentar fazer uma carreata para o nadador, o primeiro brasileiro completamente cego a subir no pódio de uma Paralimpíada. Ainda não há resposta oficial e o problema maior é que, sem horário definido, será difícil organizar algo de última hora.


 

Marcílio/Brusque pedala na Série B

O Marcílio Dias, composto por pelo menos nove atletas emprestados pelo Brusque, perdeu a última partida para o Operário de Mafra em casa e já não está mais tão tranquilo para buscar a ascensão. Isso prova que o elenco que deve voltar ao Bruscão no fim do ano precisa de reforços, já que encontra dificuldades na segundona catarinense.


Base vai bem

Na categoria Juvenil do campeonato estadual, o Brusque vem se destacando e agora está na sexta posição. Na última partida, em Palhoça, o grupo venceu por 3 a 0 o Guarani. O quadricolor é o melhor time entre os clubes que não estão nas séries A e B. Já na Infantil as coisas não estão tão boas e o time figura na oitava colocação entre dez times.


MEMORIA

A ginástica em Brusque

Publicado por Luzia Horner Schlindwein Sgrott em Curto Fotos Antigas de Brusque

Publicado por Luzia Horner Schlindwein Sgrott em Curto Fotos Antigas de Brusque

Não há dúvidas que o início do século XX foi um dos melhores momentos para o esporte brusquense. As mais diferentes equipes de diversas modalidades começaram a surgir nesta época. Já na década de 1920, como mostra o registro dessa sessão, a Sociedade Esportiva Bandeirante dava espaço para a ginástica artística.

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *