Primavera em Brusque será de temperaturas amenas e menos chuva

Inverno no município foi um dos mais rigorosos dos últimos três anos; veja registros de temperaturas

Primavera
Primavera em Brusque será marcada por temperaturas entre 13ºC e 29 ºC -
Crédito: Ciro Groh/Divulgação

A primavera, que começou na última quinta-feira, 22, às 11h21, no Hemisfério Sul, deverá ser de temperaturas amenas e dias secos em Brusque. A previsão é de manhãs mais frias, com média de temperatura entre 13ºC e 18ºC, e tardes mais quentes, com máximas de 24ºC a 29 ºC.

O meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra, diz que climaticamente a primavera está atrasada em Brusque e no litoral norte. Ele explica que normalmente a estação na região inicia no fim de agosto e começo de setembro, e que neste ano está diferente. “Até a primeira metade de setembro é aquela fase de transição, em que há frio mais forte de manhã e calor à tarde”.

Da segunda quinzena de setembro aos primeiros 15 dias de outubro ocorre o que é chamado de “primavera clássica”. Segundo o meteorologista, o clima é agradável, com frio de manhã, média de 12ºC, e à tarde nem frio e nem calor – média de 25º e 27ºC. Já na terceira etapa da primavera acontece o momento de transição para o verão (fim de outubro até meados de novembro), em que ainda há noites frias, mas já começam a ter noites mais abafadas, tardes mais quentes à muito quentes.

“A primavera chegou tarde, essa transição que era pra ocorrer no início de setembro vai continuar se arrastando até a primeira metade de outubro: noites mais frias do que quentes, tardes agradáveis com uma ou outra quente até a primeira parte de outubro”.

Coutinho reforça que o comportamento desta estação remete à uma situação de clima parecido com efeitos de La Nina. Ele explica que tecnicamente a La Nina, não está instalada no Oceano Pacífico, mas os efeitos no Sul do Brasil de maio até agora são tipicamente de La Nina. “Chuvas mal distribuídas, entrada frequente de frio e períodos de curto calor”. O meteorologista ainda diz que mesmo a primavera não mostrando seus sinais “típicos”, os temporais frequentes nesta época devem ocorrer – provavelmente menos, porém, com mais intensidade.
temperatura


 

Inverno mais frio em Brusque

Neste ano o inverno em Brusque foi o mais frio dos últimos três anos. Em 12 de junho foi registrado 1,6ºC na estação do bairro Rio Branco do observador do tempo Ciro Groh, blogueiro no Município Dia a Dia – essa foi a menor temperatura do ano. Somente em 2013 o inverno havia sido mais rigoroso, quando em 24 de julho marcou-se 0,2ºC. Além do frio mais ameno, as chuvas em setembro também ficaram abaixo da média histórica. Em 2013, por exemplo, foi registrado 268mm e em 2016, 56,8mm (ver no detalhe todos os números).

Assim como em Brusque, junho foi o mês mais frio e seco de Santa Catarina, segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho. Ele afirma que o inverno de 2016 foi o mais frio e longo no estado. Em 2015 foram registradas cerca de 15 mínimas durante a estação, já neste ano passaram de 60.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *