Príncipe imperial ministra palestra sobre a monarquia nesta segunda-feira em Brusque

Evento faz parte do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas

Dombertrand
-
Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 14, Brusque começa a celebrar os 200 anos da Independência do Brasil e da fundação do Império. Anualmente até setembro de 2022, o município contará com o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas.

A iniciativa é do historiador Paulo Kons em parceria com a Casa de Brusque, o Instituto Aldo Krieger, a Associação Empresarial de Brusque (Acibr), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as igrejas Católica e Evangélica.

Neste ano, a principal presença do evento será a de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que seria príncipe do Brasil caso o país ainda fosse império. Ao longo dos três dias de evento, ele participará de ações realizadas tanto em Brusque quanto em São João Batista.

Logo na chegada, por volta das 15h35 desta segunda-feira, Dom Bertrand se dirigirá à Igreja São José, na sede da ex-colônia Nova Itália, em São João Batista – município que recebeu os primeiros imigrantes italianos há 180 anos. Na igreja, às 16h, ocorrerá a celebração dos 180 anos do início da colonização italiana no Brasil.

“Dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil e o 180º aniversário de início da Imigração Italiana no Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento permitirá não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro”, afirma o historiador Paulo Kons.

Ainda no primeiro dia, Dom Bertrand será um dos palestrantes da conferência magna inaugural. O evento ocorre às 19h no teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (CESCB) e terá como tema “A Monarquia na Construção do Brasil Independente”.

No segundo dia de evento, Dom Bertrand visitará instituições do município, como a Casa e Brusque, o Instituto Aldo Krieger e o Lar Sagrada Família.

Já no último dia do príncipe imperial em solo brusquense será realizada uma homenagem com apresentação da orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux. Além disso, Dom Bertrand também se reunirá com autoridades na prefeitura. Às 13h30, ele retorna ao seu local de origem e dá fim ao Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas deste ano.


Programação

Segunda-feira, 14
15h35 - Recepção a Dom Bertrand de Orleans e Bragança no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, sobrevoo ao território das ex-colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro e deslocamento aéreo até a Igreja São José, na sede da ex-colônia Nova Itália, em São João Batista
16h - Celebração dos 180 anos do início da colonização italiana no Brasil. Local: Igreja São José, em São João Batista
18h - Abertura da Mostra Filatélica Império do Brasil, no foyer do teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (CESCB)
18h30 - Obliteração, por Dom Bertrand, do primeiro envelope com o carimbo dos correios, agência de Brusque, do dia 14/11/16, comemorativo à visita do Príncipe, no foyer do teatro do CESCB
19h - Conferência Magna: “A Monarquia na Construção do Brasil Independente” com Jorge Paulo Krieger Filho, Paulo Vendelino Kons, Gilberto Callado de Oliveira e Dom Bertrand. Local: Teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque – CESCB
21h - Recepção a Dom Bertrand e jantar familiar

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *