Procedimentos encaminhados por médicos dos sindicatos não são aceitos pela Secretaria de Saúde de Brusque

Reclamação foi feita pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores após queixas de conveniados

forum sindical cópia (Copy)
Reunião para tratar do problema foi realizada na segunda-feira, 17 -
Crédito: Fórum Sindical/Divulgação

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região discutiu uma série de reclamações que os sindicatos têm recebido sobre recusa do município em aceitar receitas médicas de procedimentos que têm origem no atendimento das entidades. O assunto foi tratado em reunião realizada na segunda-feira, 17.

Até agora, as entidades funcionam como porta de entrada do SUS, já que oferecem serviços médicos ou por meio de convênios de diversos sindicatos. Os profissionais médicos destes convênios fazem o acompanhamento dos pacientes que, se necessário, são encaminhados para a realização de exames via Sistema Único de Saúde (SUS) ou para a coleta de medicamentos.

Segundo o Fórum, isto faz com que se desafogue as Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o coordenador do Fórum, João Decker, as reclamações pegaram de surpresa as entidades que possuem um volume grande de atendimentos diários.

“Tomamos conhecimento de que os pacientes têm recebido a notícia de que as receitas agora só poderão ser aceitas se forem do médico do postinho do município. Para quem não conhece, parece que todos os postos nos bairros funcionam tão bem. Cerca de 40% dessas receitas são oriundas dos médicos dos sindicatos, o que facilita a vida das pessoas e até do município”, afirma Decker.

Para o coordenador, a medida adotada pela prefeitura tende a prejudicar os cidadãos que precisam do serviço.

O Município Dia a Dia tentou contato com a Prefeitura de Brusque para esclarecer o assunto, contudo, não houve retorno até o fechamento desta edição.

LEOEDSON DIONIZIO GOMES GOMES outubro 20, 2016