Projeto “50 Parcerias para o Clima”, desenvolvido por alemães e brusquenses, é apresentado

Videoconferência e plantio de árvores também integraram o evento, que aconteceu no Parque das Esculturas

50 parcerias 2 cópia (Copy)
Alunos da Rede Municipal de Brusque também plantaram mudas de Cedro Rosa na manhã de ontem no Parque das Esculturas -
Crédito: Daiane Benso

Com o objetivo de minimizar os problemas relacionados ao meio ambiente, um Comitê Gestor formado por algumas instituições do município apresentou na manhã de ontem, no Parque das Esculturas, o plano de ações do projeto “50 Parcerias Para o Clima”, realizado em conjunto com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

Durante o evento, foi realizada uma videoconferência com representantes alemães. O presidente de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, cumprimentou os brasileiros e falou da importância de “manter conexões” e trabalhar um “assunto atual e de relevância para a sociedade”. Para ele, “50 Parcerias para o Clima” traz novas perspectivas para o meio ambiente dos municípios.

Além da apresentação do projeto 50 Parcerias Para o Clima, aconteceu videoconferência entre autoridades de Brusque e representantes do Distrito de Karlsruhe / Foto: Daiane Benso

Além da apresentação do projeto 50 Parcerias Para o Clima, aconteceu videoconferência entre autoridades de Brusque e representantes do Distrito de Karlsruhe / Foto: Daiane Benso

Além disso, para aproximar a comunidade que prestigiou o evento, foram exibidas imagens do distrito de Karlsruhe e apresentado o logotipo da parceria entre Brusque e a cidade de Karlsdorf [ver no detalhe]. Também, simultaneamente, foi realizado o plantio de árvores em ambos os municípios. Em Brusque, alunos da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília plantaram mudas de Cedro Rosa, árvore símbolo da cidade. A ação veio em momento oportuno, já que ontem foi comemorado o Dia da Árvore.

O superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e coordenador do projeto em Brusque, Cristiano Olinger, diz que o momento é muito importante para a cidade. Ele conta que o projeto vem sendo trabalhado há dois anos por várias equipes. “As mãos de muitas pessoas ajudaram a construir esse plano de ação, para melhorar o nosso meio ambiente”.

Olinger afirma que a Fundema está preocupada com as oscilações climáticas, e que na Alemanha não é diferente. Desta forma, realizou-se a parceria. “Eles (Alemanha) têm um projeto arrojado, que visa chegar em 2050 com 0% de geração de CO2 [dióxido de carbono ou gás carbônico] e um dos projetos é essa parceria com Brusque”.

O coordenador explica que foram realizadas viagens de troca de experiências de delegações de Brusque para países como Nicarágua e Equador, já que Colômbia, Costa Rica, Venezuela e Equador também são países que integram o projeto e tem co-irmãs na Alemanha. Delegações alemãs também já vieram ao Brasil. Além do município brusquense, Pomerode e Blumenau representam o país no projeto.

Olinger explica que o nome do projeto se deu devido aos alemães buscarem ter 50 municípios do Hemisfério Sul como parceiros para as ações. Ele conta que, anteriormente, um projeto piloto foi realizado com nove cidades do continente africano, em que observaram que apesar de serem subdesenvolvidas, com menos recursos e menos tecnologia, contribuíam muito para as questões voltadas ao meio ambiente. Desta forma, decidiram ampliar o projeto, e fazer então parcerias com “50 municípios até 2015”.

Apresentação na Alemanha

O lançamento oficial das ações realizadas pelos municípios alemães e da América Latina do projeto “50 Parcerias Para o Clima” serão apresentadas de 21 a 23 de novembro, na cidade de Karlsdorf, parceira de Brusque.

Projeto

50 Parcerias Para o Clima foi desenvolvido em Brusque por um Comitê Gestor, formada pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Fundema, Secretaria de Educação, Defesa Civil e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).


Logotipo

O logotipo da parceria entre Brusque e a cidade de Karlsdorf é moderno e arrojado, sendo o símbolo a representação da energia solar. As cores utilizadas são as dos municípios parceiros. Na logomarca foram agregados seis temas que contemplam o plano de ação: Energias Renováveis, Contenção de Cheias, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

1

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *