Projeto conscientiza sobre descarte correto de pilhas e baterias em Brusque

Foram entregues 40 Papa Pilhas para escolas públicas e particulares do município nesta sexta-feira, 28

-
Crédito: Daiane Benso

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de pilhas e baterias, o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) realizou na tarde desta sexta-feira, 28, o lançamento do Papa Pilhas.

O projeto é desenvolvido em parceria com os centros de educação infantil, escolas públicas municipais e escolas que integram o Núcleo das Instituições Educacionais de Brusque da Acibr. Na ocasião, foram entregues 40 Papa Pilhas para as unidades escolares, que com isso se tornam pontos de coleta do material.

A Acibr trabalha a temática ambiental desde 2014 e o projeto vem se somar à ações já realizadas pela entidade, como o Dia D Ecoponto. Com o Papa Pilhas reforça-se a importância de conscientizar desde cedo crianças e seus familiares para que saibam fazer o descarte correto de qualquer tipo de material.

O coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental, Valter Floriani, diz que conscientizando as crianças na fase inicial de aprendizagem elas terão um entendimento diferente dos adultos. Ele revela que as escolas têm papel decisivo e trabalham com afinco o projeto, já que nas instituições é discutida a questão ambiental e os alunos levam este conhecimento para suas famílias. “São pequenas ações que fazem a diferença para as gerações futuras. Temos como fazer o descarte correto e já não é justificativa fazer errado, basta ter boa vontade”, afirma Floriani.

A consultora de núcleo da Acibr, Rose Debatin Civinski, ressalta que sensibilizando as crianças consegue-se atingir toda a população. Ela lembra que três vezes ao ano acontece o Dia D Ecoponto no estacionamento do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, onde as escolas, bem como a comunidade em geral podem fazer o descarte, além de ter um Ecoponto (durante o ano todo), anexo à caçamba Cidade Limpa.

A coordenadora do Centro de Educação Infantil Tia Trude, no Dom Joaquim, Graciele Zirke, conta que há cinco anos é realizada a coleta de materiais no local e que a arrecadação é significativa. Ela afirma que o projeto é bem sucedido pois é realizado em conjunto entre escola, crianças e pais. “É uma responsabilidade da criança, que leva para os pais e acaba envolvendo toda a comunidade. Um hábito que pode transformar”, diz Graciele.

Dia D

No dia 11 de novembro acontece mais uma edição do Dia D Ecoponto no estacionamento do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque. Serão recebidos o descarte de eletrônicos, pilhas e baterias, pneus e lâmpadas.

Materiais arrecadados em agosto no Dia D EcoPonto

– Lâmpadas: 321

– Pilhas e Baterias: 44 quilos

– Eletrônicos: 213 quilos

– Pneus: 37 pneus

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *