Servidores do Samae Brusque fazem segunda varredura na Captação Guarani

Objetivo da autarquia é repetir o procedimento a cada 45 dias

4
-
Crédito: Samae/Divulgação

Objetivando a máxima capacidade do sistema de captação de água bruta existente no Bairro Guarani, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque finalizou, no domingo, 6, a limpeza preditiva iniciada na semana retrasada. De acordo com o diretor da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, Márcio Cardoso, a intenção é executar os serviços com uma periodicidade de 45 dias, principalmente com a instalação de novos motores e bombas no local, o que ocorrerá em breve.

“Essas limpezas auxiliam num todo o sistema, não permitindo que sejamos pegos de surpresa com problemas de ordem mecânica”, afirmou Cardoso, que já vislumbra, inclusive, um projeto para tornar automatizada uma das partes deste serviço, daqui pra frente. “Queremos planejar algo que prolongue mais o período entre as limpezas preditivas, aquelas que nós vamos ao local, fazendo com que o sistema sempre se limpe de maneira automática”, complementa o servidor, admitindo que não há como deixar de fazer as limpezas manuais de tempos em tempos, mesmo com um sistema mecânico desenhado com esse propósito.

Neste domingo, os trabalhadores da área técnica da autarquia se concentraram na limpeza dos poços da parte traseira da Captação Guarani. Ainda segundo Márcio, se as chuvas – típicas do período que se aproxima – forem intensas, causando turbidez no rio, novas limpezas terão de ser feitas num período mais curto de tempo. “O bacana disso tudo é que vale a pena fazer essas limpezas por conta da boa vazão de água bruta, que se mantém de 998 a 1020 metros cúbicos por hora”, pontua.

Fabiana Dalcastagné, diretora-presidente do Samae Brusque, afirma que faz parte da visão do Samae não apenas investir em novos equipamentos, mas zelar pela funcionalidade e manutenção dos já existentes. “É nossa obrigação manter todos os aparatos da autarquia funcionando com a melhor capacidade possível”.

Próximos serviços

A última limpeza de sistema isolado ocorrerá no próximo dia 27 de novembro, no Bairro Dom Joaquim. Após o término, o ciclo de limpezas será reiniciado, sempre com a periodicidade de seis meses, no caso das barragens que complementam a rede de abastecimento de água em Brusque.

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *