Término do transporte universitário antes do fim das aulas gera revolta em Brusque

Prefeitura paralisará o serviço dia 9 de dezembro, no entanto, algumas instituições funcionam até o dia 21

transporte
-
Crédito: Bárbara Sales

Os estudantes de Brusque que utilizam o transporte universitário para as faculdades da região estão preocupados com a informação de que a prefeitura fornecerá ônibus somente até o dia 9 de dezembro. Ocorre que o ano letivo de algumas universidades continua até o dia 21 de dezembro e, sem o transporte, muitos alunos ficam sem ter como ir para a aula.

Nesta quarta-feira, 30, o Município Dia a Dia recebeu muitas reclamações de estudantes que não sabem o que fazer e cobram uma resposta da prefeitura. Estudante da 4ª fase do curso de Fotografia da Univali, Sabrina Klann, 23 anos, afirma que desde que souberam da paralisação, os alunos se mobilizaram para entrar em contato com a prefeitura e reverter a situação. “Liguei na ouvidoria, e falaram que deveríamos fazer uma comissão para falar com o chefe de gabinete. Estamos tentando de todas as formas resolver a situação”, diz.

Quem também está preocupada com a situação é a estudante do 7º período do curso de Oceanografia, da Univali, Carine Eccel. Ela frequente a universidade em período integral e também faz estágio. Para o seu curso, o ano letivo vai até o dia 14 de dezembro, sendo que as duas últimas semanas são para as provas. “Não tem como faltar nesses dias”, afirma.

Ela ressalta que mesmo tendo o transporte gratuitamente, já que frequenta um curso que não está disponível nas faculdades da cidade, é benefício fornecido pela prefeitura que deveria atender as necessidades dos estudantes até o último dia. “Eu não pago o transporte, mas pago imposto e tem muita gente que pagou para o semestre todo. Acho que a prefeitura deveria rever esta decisão”.

A assessoria de imprensa da Univali informa que o calendário oficial da universidade vai até o dia 21 de dezembro. No entanto, a publicação da média final ocorre entre 5 e 14 de dezembro.

O que diz a prefeitura

A Secretária de Educação, Gleusa Fischer, afirma que a prefeitura verificou os calendários oficiais das universidades da região e as aulas regulares terminam no dia 5 de dezembro. Por este motivo, vão encerrar as atividades no dia 9. “Sabemos que têm disciplinas intensivas em determinados cursos que as universidades realizam no período das férias e também por opção dos próprios alunos, mas por contenção de gastos, uma vez que cumprimos o período regular, entendemos ser possível paralisar o transporte”, afirma.

De acordo com ela, o número de estudantes que continuam frequentando a universidade após o dia 9 de dezembro é pequeno e, por isso, não compensa seguir com o transporte após essa data. “Avisamos com antecedência para que eles possam se organizar. Na atual conjuntura, essa é a melhor decisão a ser tomada. Estamos em fim de mandato e temos que fechar as contas. Infelizmente, esta é a condição que temos hoje para trabalhar”.

Segundo a secretária, mais de mil alunos utilizam o transporte universitário diariamente nos três períodos: manhã, tarde e noite.

1111

1 Comentário

  1. Avatar
    Claudia novembro 30, 2016

    Gostaria de deixar a minha indignação com a decisão tomada pela prefeitura, referente ao cancelamento do transporte universitário. Quem acompanha um estudante que verdadeiramente se dedica e se empenha em dar o seu melhor sabe todas as dificuldades que enfrentam. Está é a realidade de muitos e avisar com antecedência não muda esta situação , eles precisam concluir o semestre e gostaria de sugerir que mantenham pelo menos um onibus em horarios estrategicos para que eles possam realizar as provas finais

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *