UPA faz doação de 120 kg de verduras para Apae de Brusque

Alimentos foram entregues na segunda-feira, 17, e serão servidos nos almoços dos alunos

Doação UPA
Agentes penitenciários fizeram a entrega dos alimentos que são utilizados durante o almoço dos alunos da Apae -
Crédito: Divulgação

Na tarde de segunda-feira, 17, a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque fez uma doação de verduras para a Apae do município. Ao todo, foram entregues 120 kg de verduras, colhidas direto da horta da unidade. Entre os alimentos estavam alface, beterraba, aipim e rúcula.

O diretor da UPA, Elison Ivan Soares, conta que a unidade possui a horta cuidada e cultivada pelos próprios detentos, que serve para alimentação da unidade. No entanto, muitas vezes a produção é maior do que o consumo. Por isso, a unidade faz doações para a Apae e Hospital Azambuja. “Desta vez, conseguimos fazer a doação de uma grande quantidade. Isso mostra que o preso trabalha também em prol da sociedade, é uma forma de retorno, ainda que seja simples”, afirma.

A secretária-executiva da Apae, Milani Zunino, conta que a entidade recebe doações da UPA desde 2015. “Não tem uma data fixa para a entrega, mas sempre que eles têm a mais na unidade, mandam para nós”, comenta.

As verduras doadas, segundo Milani, são utilizadas para a realização do almoço dos alunos. Todos os dias, a Apae serve 60 almoços. “Essas doações são muito importantes para nós, pois é um gasto a menos e que pode ser investido em outro setor”, diz.

Ela ressalta que os alimentos doados são consumidos em, aproximadamente, um mês. “A gente recebe doações de outras instituições, ou as sobras de alimentos de eventos. E sempre são muito bem-vindas, porque são muito bem utilizadas também”, afirma.

Horta da UPA

A horta na unidade foi idealizada pelos internos, que passaram a cultivar os alimentos e a expandiram cada vez mais. Há alguns meses, vendo a necessidade de cultivar mudas das verduras, os responsáveis pela horta construíram um viveiro com diversas mudas, todas etiquetadas e com a data do plantio. “Todas as verduras plantas na horta são completamente sem agrotóxico, apenas com adubo natural”, explica o diretor da UPA.

 

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esta notícia.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *